ACAFE 2009 Inverno - Redação - Código Estadual do Meio Ambiente

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REDAÇÃO

01.Elabore uma redação de, no mínimo 15 linhas, usando o espaço próprio na Folha de Redação.
02. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.
03. Na sua redação, você deve:
- ocupar as linhas de uma até a outra margem, observando o espaçamento adequado entre as palavras e respeitando os parágrafos;
- utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português-padrão, redigindo com letra legível e usando somente caneta de tinta azul ou preta.
04. Não será aceita redação em versos.
05. Qualquer redação, por mais bem feita que esteja, terá nota zero se fugir, completamente, da orientação proposta.

 Texto 1

“A Assembléia Legislativa de Santa Catarina aprovou na noite de hoje um novo Código Ambiental que diminui a área de preservação determinada pelo Código Florestal Brasileiro. Entre as principais mudanças está a redução da área de proteção das matas ciliares, às margens dos rios, de 30 para 5 metros. No caso das nascentes fluviais, a área cai de 50 para 10 metros. [...]
Em um de seus dispositivos está prevista a remuneração, por parte do poder público, de agricultores que desenvolverem e executarem projetos que possam preservar o meio ambiente. Os agricultores também vão contar com a gratuidade dos licenciamentos ambientais, além de usufruírem de um fundo de compensação ambiental, a ser criado pelo governo.
Para o ambientalista e biólogo Juliano Albano, o projeto de lei foi aprovado sem conteúdo ambiental. “É um desrespeito com as leis federais. Foi aprovado sem critério e de forma irresponsável. As gerações futuras é que sofrerão com o que foi decidido aqui”. [...] Relator do projeto, o deputado Romildo Titon rebateu: “Fizemos inúmeras consultas à Ordem dos Advogados do Brasil e estamos muito à vontade, mas nada impede que lá na frente possamos reformulá-lo” [...]. O território catarinense conta com 41% de mata e 168 mil hectares de matas ciliares.”

In: http://www.ecodebate.com.br/. Acessado em 22/05/2009. Adaptado.

Texto 2

“Sou uma fêmea de borrachudo e venho dizer que estou muito feliz com este projeto que reduz as matas em volta dos córregos em Santa Catarina, e explico a seguir por quê. Sugo sangue de pessoas e de vários animais, para produzir minha descendência. Ponho ovos em córregos e rios, aderidos a pedras e galhos, e meus filhotes precisam sobreviver aos seus inimigos, que são os vários animais pequenos (filhotes de libélulas e outros) que vivem na água corrente.”

MARCONDES, Carlos Brisola. In:http://www2.apufsc.ufsc.br/texto/201/. Acesso em: 22/05/2009. Adaptado.

Texto 3

“Um grupo de pessoas contrárias ao Código Ambiental de Santa Catarina, sancionado no dia 13 de abril pelo governador Luiz Henrique da Silveira, fez uma manifestação nesta terça-feira, em Florianópolis”. [...]
Além de alegar inconstitucionalidades em pontos da lei, os integrantes consideram que o código coloca em risco o futuro da sociedade catarinense. Segundo o estudante Robson Ricardo Resende, faltou discussão e respaldo técnico para a criação do código.
Outro ato público, desta vez dos defensores do código, está programado para sexta-feira, às 15h, na Praça Coronel Bertaso, em Chapecó, que deverá contar com a presença da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. De acordo com ela, o código tem base jurídica no artigo 24 da Constituição Federal, segundo o qual compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre floresta, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição.”

In:http://www.prensaescrita.com/diarios.php?codigo=POR& pagina=http://www.an.com.br. Acessado em: 22/05/2009. Adaptado.

Considerando a polêmica causada pela aprovação do Projeto de Lei nº. 0238.0/2008, que Institui o Código Estadual do Meio Ambiente e estabelece outras providências, escreva um texto no qual você expõe o que conhece sobre esse assunto e manifesta sua opinião.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage