CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

O que faz:

O profissional formado em Ciências Sociais estuda os hábitos e costumes – religiosos, familiares, econômicos e outros – de diversos grupos sociais. Um cientista social – título que é dado ao profissional formado em Ciências Sociais – estuda fenômenos da sociedade: movimentos políticos, conflitos sociais e migração. Por meio desse conhecimento, o cientista social pode promover projeções sociais, ações governamentais, planos de desenvolvimento e projetos de urbanização.
As pesquisas de um cientista social podem estar voltadas a três áreas: Ciências Políticas, Sociologia e Antropologia. Na área de Ciências Políticas, um cientista social pode trabalhar para um partido político para, por exemplo, desenvolver pesquisas eleitorais.
Muitos cientistas sociais atuam no campo da Educação. Eles podem ministrar aulas em colégios ou, se fizerem um mestrado ou doutorado, ensinar em uma universidade.
Cientistas sociais realizam muitas pesquisas e são contratados por jornais e revistas para escrever artigos e matérias sobre assuntos sociais e políticos.

Carreira:

A área que mais emprega cientistas sociais é a de Educação – ensino em escolas e faculdades. Há boas oportunidades também em concursos públicos.
Um mercado em alta para cientistas sociais é o das ONGs (organizações não governamentais), que precisam de profissionais qualificados para planejar e acompanhar suas ações.
Outros mercados tradicionais são os institutos de pesquisa, que buscam cientistas sociais para fazer análise técnica de dados sobre a sociedade brasileira.
O salário médio de um cientista social varia de R$ 3.500 a R$ 7.500, mas no auge de sua carreira, pode ultrapassar esse valor.

Campo de trabalho:

Antropologia - Estudar as origens e a evolução do homem tomando por base suas características biológicas e culturais.

Ciência Política - Pesquisa e análise das instituições e sistemas políticos, partidos e das relações internacionais.

Sociologia - Estudo das relações entre os membros de uma determinada comunidade. O sociólogo busca explicações para os fenômenos e as mudanças na sociedade.

Ensino - Lecionar em escolas e universidades (detentores de mestrado ou doutorado).

Curso:O curso tem duração média de quatro anos. Exige muita leitura. A matriz curricular é o estudo de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Os alunos estudam História, Geografia, Economia, Filosofia, Psicologia e Metodologia Científica. Há também aulas práticas, como análise e interpretação de dados empíricos.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage