BIBLIOTECONOMIA

BIBLIOTECONOMIA

O que faz:

O bibliotecário é quem organiza e cataloga informações encontradas em livros, jornais, revistas ou meios digitais. É o profissional responsável por gerir informações por meio de técnicas de classificação e catalogação. O bibliotecário administra dados e processa e divulga informações, cataloga informações e orienta na busca e seleção. Faz parte de seu trabalho orientar as pessoas na busca e seleção de informações.
Bibliotecários trabalham em bibliotecas públicas, escolares ou particulares e em centros de documentação, museus, centros culturais, editoras, provedores de Internet, ONGs, clubes e associações.
Atualmente, é comum bibliotecários se ocuparem com a criação e manutenção de arquivos digitais de documentos. Isso, além de preservar documentos originais, permite que sejam disponibilizados para um maior número de pessoas de forma mais rápida.
O licenciado em Biblioteconomia está apto a dar aulas em cursos de Ensino Técnico para formar bibliotecários.

Carreira:

O mercado de trabalho para bibliotecários não se limita a bibliotecas. O objetivo principal desse profissional é gerenciar informações. Portanto, ele encontra oportunidades de emprego em instituições que precisam catalogar documentos para acessá-los rapidamente.
O bibliotecário pode trabalhar em associações, acervos, editoras, centros de pesquisa, emissoras de televisão e rádio, escritórios de advocacia, museus e provedores de Internet, entre outras. Os que optam pela habilitação em licenciatura costuma seguir carreira acadêmica.
De acordo com a Lei Federal n. 12.244, até 2020, todas as instituições de ensino do país, tanto públicas como privadas, devem ter uma biblioteca escolar. Assim, será necessário formar mais bibliotecários no Brasil. As oportunidades de emprego para profissionais desse setor também aumentam com a expansão no número de instituições federais de ensino superior.
O salário médio de um bibliotecário é de R$ 2.000, mas esse valor pode variar muito. Há concursos públicos para bibliotecários que oferecem salários acima de R$ 7.000.

Campo de trabalho:

Conservação - Manutenção, preservação e atualização dos acervos. O bibliotecário é responsável pela supervisão dos serviços de restauração e encadernação.

Análise da Informação - Estudar, classificar e indexar documentos. O bibliotecário utiliza códigos internacionais para analisar registros e preparar os índices que facilitarão a consulta dos acervos.

Organização - Gerenciamento dos sistemas de informação. O bibliotecário determina o número de funcionários necessários para o serviço, administra os recursos financeiros e materiais e a maneira como a informação será classificada e guardada.

Seleção e Registro - Planejamento de acervos e coordenação da compra de material, escolhendo os temas das coleções, as áreas a serem ampliadas e o tipo de informações que devem ser incluídas.

Duração:

O curso tem duração média de quatro anos. Nos bacharelados, os alunos estudam Português, Inglês, História e Literatura. Os alunos também estudam matérias específicas: história do registro da informação, formação de leitores, arquitetura da informação, indexação e serviços de provisão e de acesso, entre outras. O curso inclui aulas de introdução à Economia e Marketing. Por meio de tal currículo, o aluno adquire o conhecimento necessário para montar sistemas de organização e de acesso aos dados.
O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage