ARTES CÊNICAS

ARTES CÊNICAS

O que faz:

As Artes Cênicas são as técnicas utilizadas para a criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O bacharel em Artes Cênicas pode trabalhar como dramaturgo, diretor, produtor, cenógrafo e figurinista em filmes, novelas e séries de televisão. O licenciado em Artes Cênicas ensina Teatro para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Carreira:

As maiores oportunidades de trabalho para quem se forma em Artes Cênicas se encontram no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde ficam as maiores emissoras de televisão do Brasil, os grandes teatros e as grandes produtoras.
Licenciados podem ensinar em escolas públicas e particulares. Também há a possibilidade do professional dar aulas em projetas sociais e em empresas.
Já que o curso dá direito ao registro profissional (DRT), o licenciado pode atuar nas áreas de teatro, televisão, dublagem, cinema e publicidade. Os bacharéis geralmente ingressam em grupos de teatro ou produzem peças. Há também profissionais que trabalham nas áreas de iluminação e preparação corporal e vocal.
Secretarias de educação contratam profissionais desse setor para montar estruturas educacionais e artísticas.
O salário inicial para profissionais das Artes Cênicas é de aproximadamente R$ 1.500. Contudo, para trabalhos específicos, o profissional pode receber cachês em torno de R$ 5.000.

Campo de trabalho:

Direção Teatral - Definição e coordenação de todos os elementos envolvidos na montagem de um espetáculo.

Dramaturgia - Redação de peças teatrais ou adaptação de textos literários, cinematográficos ou documentais para o teatro, cinema e televisão.

Ensino - Lecionar em escolas (Ensino Fundamental e Ensino Médio), bibliotecas, centros culturais, museus e associações de bairro.

Interpretação Teatral - Utilizar técnicas de representação para caracterizar um personagem, por meio de exercícios vocais e corporais.

Teoria do Teatro - Pesquisa, estudo e preparação de livros didáticos sobre artes cênicas. O profissional pode também trabalhar como crítico em jornais, revistas, rádios e televisão.

Curso:

O curso de Artes Cênicas tem duração média de quatro anos e é oferecido em grau de Bacharelado e Licenciatura. Além de passar pelo vestibular, os interessados precisam demonstrar, nas provas de aptidão, suas qualidades na arte de representação.
O curso combina aulas teóricas com práticas. Há aulas de História, Filosofia, Literatura e Ensino Teatral e aulas práticas de Expressão Corporal, Técnicas de Voz e Interpretação Dramática, entre outras.
Algumas instituições exigem a realização de estágio. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório.
Em algumas instituições, o aluno deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica: direção, cenografia, interpretação, etc.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage