ARQUIVOLOGIA

O que faz:

Arquivologia é o curso que estuda as funções básicas, princípios e técnicas para identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos, fotografias, filmes, microfilmes, mídia digital ou banco de dados online.
O arquivista é responsável por organizar e disponibilizar informações que são geradas em empresas, escolas, associações, órgãos governamentais, instituições de saúde e ONGs.
O arquivista precisa saber avaliar a relevância de documentos e ter bom senso de organização. O profissional desse setor geralmente atua em equipes multiprofissionais e interage com outros profissionais.

Carreira:

O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquivologia está em ascensão, pois as organizações privadas e públicos precisam manter seus documentos organizados. Hoje, cobra-se transparência na gestão de órgãos públicos e empresas privadas: dados e informações precisam ser disponibilizados de maneira organizada.
No setor privado, arquivistas são contratados por hospitais, indústrias, centros de memória, casas de cultura, editoras, centros de informação e documentação, instituições assistências, instituições de ensino superior e por grandes escritórios de advocacia, contabilidade, engenharia e arquitetura. Para trabalhar em universidades, no Congresso, em prefeituras e em outros órgãos públicos, é necessário prestar concurso público.
O bacharel também pode escolher abrir sua própria consultoria ou atuar como autônomo.
O salário médio inicial é de R$ 2.000.

Campo de trabalho:

Gestão de documentos - Administração de arquivos de instituições e empresas, avaliação de material, incluindo sugestões para mudanças na redação de textos. O profissional pode também decidir sobre o arquivamento ou destruição de documentos.

Racionalização de documentos - Classificação e ordenação de documentos.

Conservação e restauração - Recuperação de documentos danificados por meio de técnicas especiais.

Difusão educativa e cultural de arquivos - Orientação a estudantes, pesquisadores e público em geral na consulta de documentos históricos em museus e bibliotecas.

Curso:O curso tem duração média de cinco anos. Além de aulas de disciplinas básicas, como História, Teoria da Administração, Informática e Estatística, há aulas práticas dentro do laboratório como técnicas de higienização, preservação de objetos e guarda de documentos. O aluno tem também aulas de avaliação documental. Estágio curricular e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) são obrigatórios.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage