CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O que faz:

A Contabilidade é uma ciência social voltada ao estudo e à interpretação de registros e fenômenos que afetam o patrimônio de uma empresa. O contador controla as receitas, despesas e lucros da organização. Uma de suas principais responsabilidades é registrar as movimentações financeiras, escrever relatórios, elaborar o balanço patrimonial e fornecer informações para a tomada de decisões. O contador registra os fatos e atos administrativos e se responsabiliza pelo pagamento de tributos. A movimentação de ativos e passivos de uma organização deve ser de conhecimento do contador para garantir que haja um controle seguro do dinheiro que entra e sai da empresa. O contador pode também ajudar a traçar planos de investimento. Para receber o título de contador, o professional deve prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do estado onde trabalha.

Carreira:

O mercado para contadores é favorável e tem alta empregabilidade. Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgada em 2013, revelou que Contabilidade é uma das 10 profissões com maior taxa de ocupação no país: 93,87% dos profissionais estão empregados em atividade na área.
Além de atuar como autônomo, o contador pode trabalhar em praticamente todos os setores da economia: empresas privadas e públicas, associações de classe e organizações não governamentais.
O contador pode exercer diversas funções nas empresas: planejamento tributário, análise financeira, tesouraria, contabilidade geral, auditoria, controladoria, contabilidade de custos, contabilidade gerencial e atuária. Como profissional independente, o contador pode ser empresário contábil, perito contábil, consultar, investigador de fraudes, entre outras.
Em órgãos públicos, há diversas possibilidades de emprego para o contador. Ele pode trabalhar como agente fazendário, auditor fiscal, controlador de arrecadação, entre outros.
De acordo com o levantamento do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de 2013, havia no Brasil 314.157 contadores ativos registrados nos conselhos regionais.
Escritórios de consultoria e empresas contratam contadores para trabalhar principalmente na área tributária. Escritórios de contabilidade necessitam de um grande número de contadores. Há também boa oferta no setor público. As melhores oportunidades e os salários mais altos estão nas grandes cidades.
De acordo com o site de empregos Catho, o salário médio de um contador no Brasil é R$4.657,78.

Campo de trabalho:

Auditoria - Avaliação da saúde financeira de uma empresa por meio do exame dos livros e balanços apresentados

Contabilidade Agropecuária - Administração, registro e controle do patrimônio de empresas agrícolas e pecuárias.

Contabilidade Bancária - Planejamento e controle das atividades operacionais e contábeis de bancos.

Contabilidade de Cooperativas - Gerenciamento da entrada, saída e distribuição dos recursos financeiros e materiais entre os cooperados.

Contabilidade de Custos - Levantamento de gastos, lucros e perdas de empresas, incluindo o planejamento para o melhor uso de seus recursos financeiros.

Contabilidade Pública - Gerenciamento dos patrimônios de empresas públicas.

Consultoria - Prestação de serviços de contabilidade fiscal, financeira, bancária ou pública.

Conteúdo:

O curso de Ciências Contábeis (Contabilidade) é oferecido por mais de mil instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A graduação é do tipo bacharelado, tem duração média de quatro anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e à distância.
No primeiro ano, os alunos estudam disciplinas básicas como Português, Sociologia, Economia, Direito e Administração. Em seguida, os alunos estudam as disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeira, Legislação Comercial, Direito e Planejamento Tributário. No terceiro ano, os alunos estudam Auditoria e Perícia.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage