ASTRONOMIA

O que faz:

O astrônomo é o profissional que estuda o universo e os elementos que o constituem: planetas, estrelas, planetas, galáxias e cometas. O astrônomo estuda as propriedades físicas do universo: sua formação, evolução e composição química.
O astrônomo possui grande conhecimento de Física e é especialista em fenômenos espaciais. Boa parte do seu trabalho está associado à observação dos astros por meio de telescópios e câmeras. O astrônomo analisa imagens captadas por satélites, desenvolve teorias e faz observações. Também realiza estudos sobre a dinâmica dos corpos celestes e analisa a composição química e as características físicas da superfície dos astros.

Carreira:

Há oportunidades de emprego para profissionais da área de Astronomia em empresas de telecomunicação, como controladores de satélites. Empresas que contratam profissionais dessa área são planetários, universidades, observatórios, museus de ciências, entre outras.
O profissional que escolher a carreira de professor universitário ou pesquisar terá de fazer mestrado e doutorado em uma das instituições de pós-graduação que oferecem cursos em Astronomia ou Astrofísica. Esses estudos, que podem levar seis anos ou mais, podem ser custeados por algum órgão de fomento à pesquisa. Além de ensinar, o professor universitário tem de se dedicar à pesquisa.
O crescimento no número de pequenos planetários pelo Brasil e a maior utilização de satélites de comunicação por empresas significam maiores oportunidades de trabalho para o astrônomo. Há aproximadamente mil astrônomos no país – um número insuficiente.
De acordo com a Pesquisa Salarial da Catho Online, a média salarial de um astrônomo no Brasil é de R$ 6.793,80.

Campo de trabalho:

Conhecimento e Cultura: Dar palestras, montar exibições e coordenar visitas a planetários e museus. Assim, difundem-se os conhecimentos astronômicos para o público leigo.

Educação: Ensinar no Ensino Médio, dando aulas de Astronomia, Matemática ou Física.

Pesquisa: Realizar pesquisas em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais.

Duração:O curso de Astronomia é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos.

Curso:

O aluno estuda muitas disciplinas nas áreas de Matemática e Física. A estrutura curricular do curso conta com disciplinas de Astrofísica, Cosmologia, Planetas e Sistemas Planetários, Análise de Dados em Astronomia, entre outras. Um aluno tem a opção de fazer o bacharelado em Física e, posteriormente, uma pós-graduação em Astronomia.
Ao final da graduação, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage