Ciências da Religião

O curso de Licenciatura em Ciências da Religião habilita o profissional a lecionar no Ensino Fundamental e Médio. Alunos formados em Ciências da Religião podem trabalhar em organizações públicas, privadas e não governamentais que promovem atividades relacionadas a essa área de conhecimento.

O curso de Ciências da Religião estuda as diversas religiões e culturas, buscando valorizar e reconhecer a diversidade religiosa que existe no Brasil e no mundo. O fenômeno religioso e não religioso é estudado por meio do estudo da História, Geografia, Filosofia e Antropologia. São estudados diversos textos sagrados de religiões ocidentais, orientais, africanas e indígenas. São estudados também a manutenção das tradições e as estruturas socioculturais que organizam as sociedades.

O objetivo do curso é o de preparar um profissional com uma sólida formação filosófica, teológica e pedagógica, que valorize o pluralismo e a diversidade existente nas diversas culturas e religiões.

O curso de Ciências da Religião difere do curso de Teologia. Este é, em geral, um bacharelado que visa a formar líderes religiosos. Já o curso de Ciências da Religião é uma licenciatura que enfatiza o pluralismo religioso, estudando e contextualizando as diversas culturas e religiões.