Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e das Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas a partir do segundo semestre, iniciam-se as aulas práticas. Estágio e um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) são obrigatórios.

Os alunos estudam disciplinas teóricas, como História, Engenharia e Estruturas, Tecnologia Arquitetônica, Desenho e Matemática. Certas faculdades também exigem que os alunos estudem Ciências Humanas e Economia.

Durante a faculdade de Arquitetura, os alunos fazem vários projetos – de desenho e conceito artístico – e até mesmo maquetes. Esses projetos constituem de 10 a 20% do curso.

Ao longo do curso de Arquitetura, o aluno aprende a projetar espaços internos e externos, levando em consideração certos critérios, como estética, conforto e funcionalidade. O curso se inicia de forma interdisciplinar, com disciplinas mais artísticas mescladas às de Humanas. Assim, o aluno adquire uma visão ampla e global da Arquitetura. À medida que o curso prossegue, estudam-se técnicas e softwares mais específicos para que os estudantes treinem e apliquem as habilidades adquiridas.

O curso de Arquitetura permite que o profissional tenha diversas opções quanto a campos de atuação. Depois de formado, ele poderá escolher entre as várias vertentes: urbanismo e construção, design gráfico, decoração, conservação de patrimônio histórico, consultoria, etc.Ao longo do curso, o estudante descobrirá suas aptidões para que possa escolher como profissão uma das várias vertentes da Arquitetura.

É importante ressaltar que há algumas habilidades que o arquiteto deve possuir, como conseguir realizar cálculos e desenhar à mão. Contudo, há disciplinas e meios tecnológicos que ajudam o estudante a aperfeiçoar tais habilidades. Exemplificando: hoje, a maioria dos projetos são desenvolvidos no computador, por meio de softwares.

Durante o curso, os estudantes terão de construir maquetes de conjuntos arquitetônicos. É cobrado também trabalho em laboratório. Isso visa a desenvolver o raciocínio crítico e a motricidade do estudante. Também o ambienta no campo da construção civil e, assim, testa se ele assimilou o que foi ensinado em sala de aula.

Na maioria das faculdades, é a partir do segundo ano do curso que se inicia a fase mais operacional. Introduzem-se softwares que são utilizados na construção, planejamento e execução de um projeto. Alguns exemplos desses softwares são o AutoCAD – o programa mais utilizado por arquitetos –, o Vectorworks e o Revit.

Faculdades Materia