Biotecnologia

A Biotecnologia manipula organismos vivos para fabricar ou modificar produtos.

A Biotecnologia é utilizada na produção de alimentos, remédios, exames, biocombustíveis e na remoção de resíduos industriais.

A Biotecnologia tem avançado muito nos últimos anos. Um grande avanço ocorreu na área de Engenharia Genética. Um organismo que recebeu e incorporou DNA estranho constitui um organismo transgênico. A Engenharia Genética altera organismos ao interferir diretamente em seus genomas. Com a evolução dos recursos dessa técnica, foram modificadas plantas e animais por meio do transplante de genes. Hoje, há muitos animais e plantas transgênicas.

A biotecnologia é utilizada para o melhoramento genético, para combater doenças, produzir vacinas e medicamentos e na produção de biocombustíveis. É também utilizada na agropecuária.

A biotecnologia ajudou a melhorar a produtividade agrícola, ao produzir espécies mais adaptadas e resistentes a pragas e a condições adversas de clima e solo.

O formado no curso de Biotecnologia pode trabalhar em diversas áreas: tecnologias reprodutivas, terapia gênica, clonagem, doenças infecciosas, remédios, controle de pragas, recuperação de espécies, descontaminação dos solos, produção de biocombustíveis, melhoria da produção e da qualidade dos alimentos, entre outras.

O profissional formado em Biotecnologia pode trabalhar em universidades e institutos de pesquisa, em laboratórios, na agropecuária ou em empresas nas áreas de saúde e meio ambiente, entre outras.