Administração

O curso de Administração é a graduação com maior oferta no Brasil, pois oferece diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho. O curso de Administração é também uma das graduações mais procuradas. 

Uma faculdade de Administração visa a habilitar os estudantes a atuar na gestão de empresas, para que desenvolvam o conhecimento necessário para agir de forma eficiente no desenvolvimento de organizações, tratando estrategicamente de questões mercadológicas, financeiras e humanas. A Administração é o campo que estuda os processos produtivos que visam à competitividade e ao crescimento de empresas.

Ao se formar em Administração, o profissional deverá estar preparado para desempenhar as seguintes funções:
- Gerenciar instituições, tanto privadas como públicas.
- Gerenciar as operações de uma empresa.
- Traçar e definir as estratégias de atuação de uma empresa.
- Desenvolver produtos e serviços para assegurar a competitividade e o crescimento da empresa.
- Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa.
- Liderar e motivar os funcionários de uma empresa.

No Curso de Administração o estudante adquire conhecimento das principais áreas da Administração. São elas:
- Recursos Humanos: Nessa disciplina, os alunos estudam sistemas de gestão de pessoas. Estudam-se desenho de cargos, salários e benefícios, planos de contratação, retenção e demissão de funcionários, ações de treinamento e motivação, etc.

- Economia, Contabilidade e Finanças: Essas disciplinas são fundamentais para o administrador. Ao estudar Economia, o estudante aprende sobre a produção e o consumo de pessoas e organizações. Muitas decisões que o administrator tem de tomar dependem de fatores econômicos e financeiros. Exemplificando: relações de oferta e procura, que afetam o preço de produtos e serviços; o custo-benefício de negociações; contas correntes e investimentos. Por meio dessas disciplinas, o aluno desenvolve habilidades de cálculo e aprende a elaborar tabelas e gráficos cuja análise pode determinar decisões cruciais da empresa.

- Produção: Essa disciplina proporciona ao aluno a habilidade de organizar, gerir e controlar programas de produção.

- Marketing: Por meio dessa disciplina, o aluno adquire competências de análise de mercado, estratégia de preços, propaganda, conceito, identidade e desenvolvimento de novos produtos, entre outros.

O Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, estabelece as diretrizes curriculares para todos os cursos de Administração. As universidades devem levar essas diretrizes em conta ao criar os currículos de seus cursos.

Outras disciplinas ensinadas no Curso de Administração:

- Filosofia, Antropologia, Psicologia Organizacional e Sociologia
Essas disciplinas preparam o aluno para que compreenda melhor o funcionamento da sociedade. O estudo da Filosofia aborda temas de muita relevância para administradores, como a Ética. Tais matérias são má vistas por alguns alunos, mas são fundamentais para que compreendam o mundo de hoje – um mundo globalizado.

- Direito
Diversas cadeiras do Direito são estudadas. Por exemplo, Direito Empresarial. Constitui uma disciplina muito relevante, pois leva à compreensão das relações empresariais, de trabalho e fiscais. O estudo das leis trabalhistas é fundamental para os alunos que têm interesse em seguir carreira no setor de Recursos Humanos.

- Matemática Financeira
Essa disciplina é necessária nos estudos de Administração, Finanças, Contabilidade, etc. Ao estudar Matemática Financeira, os alunos aprendem a avaliar importantes aspectos financeiros, como juros e inflação, desvalorização da moeda, etc. Essas matérias são imprescindíveis para que os alunos entendam a economia e a gestão financeira de empresas.

- Estatística e Pesquisa Operacional
Disciplina indispensável, que proporciona o desenvolvimento na mensuração e análise de dados da empresa. Saber analisar números e métricas é fundamental para o administrador de empresas.

- Sistemas de Informação
É importante que o administrador de empresas adquira conhecimento a respeito de softwares e bancos de dados. Assim, conseguirá se comunicar com clareza com o setor de Informática da empresa onde trabalha.

- Metodologia da pesquisa
Essa disciplina proporciona ao estudante as competências necessárias para que realize pesquisas acadêmicas.

- Teoria geral da Administração
Por meio dessa disciplina, os alunos aprendem sobre as principais teorias que norteiam a administração.

- Comércio Externo
Essa disciplina visa a ensinar os alunos sobre a sistemática ligada às transações internacionais. Os alunos aprendem estratégias de entrada em mercados internacionais.

- Administração Estratégica
Essa matéria é de grande importância para os futuros administradores de empresa, pois ajuda os alunos a adquirir a competência para desenvolver estratégias empresariais. Os estudantes analisam as forças e fraquezas de empresas, os cenários externos, as opções de estratégias, etc.

- Empreendedorismo
Disciplina de grande importância para futuros empreendedores. O objetivo dessa disciplina é desenvolver as competências para planejar e executar planos para desenvolver novos negócios. Essa disciplina é geralmente ministrada no final do curso de Administração, pois necessita do conhecimento das competências ensinadas em anos anteriores, como Administração Estratégica, Marketing, etc.

Seja qual for a área de atuação dos administradores, eles precisam estar sempre a par de eventos que impactam tanto a economia brasileira como a mundial. Além disso, eles precisam se manter sempre atualizados com as tendências de consumo e as mudanças na legislação que possam afetar a atuação de sua empresa.

Muitos cursos oferecem atividades que ampliam as experiências dos alunos. Estes constituem alguns exemplos:
- Estudo da língua inglesa: fundamental para o administrador, pois o mercado está cada vez mais globalizado e o Inglês é a língua universal.
- Projeto sociais: os alunos desenvolvem projetos em conjunto com instituições sociais e comunidades de baixa renda.
- Projetos de consultoria para pequenas e médias empresas.
- Pesquisas científicas e cursos de extensão.
- Intercâmbio: algumas universidades oferecem aos alunos a oportunidade de estudar em instituições estrangeiras.

Faculdades Materia