Farmácia e Bioquímica

O curso de Farmácia prepara os alunos para trabalhar no ramo de medicamentos, cosméticos e alimentos e para realizar análises clínicas e toxicológicas.

Para exercer a profissão, é necessário obter o diploma de bacharel em Farmácia (curso reconhecido pelo MEC) e estar registrado junto ao Conselho Regional de Farmácia do Estado onde o profissional trabalhará.

O curso de Farmácia, também denominado Ciências Farmacêuticas, tem duração média de cinco anos. Durante todo o curso, os alunos estudam Biologia, Física, Química e Ciências da Saúde. Estas constituem algumas matérias profissionalizantes do curso de Farmácia: Toxicologia, Tecnologia Farmacêutica, Tecnologia de Alimentos e Cosmetologia. Grande parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratório: o estudante tem a oportunidade de realizar atividades, como preparar fórmulas de medicamentos e cosméticos e fazer análises toxicológicas.

Em algumas universidades, o aluno deve escolher, ao longo do curso, uma de várias habilitações. Exemplos: Farmacêutico Bioquímico de Alimentos, Farmacêutico Industrial.

É obrigatório o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).