O profissional formado em Turismo está apto a trabalhar em diversas áreas associadas a atividades turísticas: lazer, viagens, eventos, gastronomia, entre outras.

O curso de Turismo tem duração média de quatro anos. Os alunos estudam disciplinas como Administração, Marketing, Geografia e Economia, entre outras. Estas são algumas das disciplinas específicas do curso de Turismo: Análise Estrutural do Turismo, Ecoturismo, Gestão de Meios de Hospedagem, Gestão de Organizações Turísticas e Gestão Estratégica de Organizações no Turismo.

Em algumas faculdades, o curso é voltado à gestão de empreendimentos e negócios relacionados ao turismo. Contudo, há faculdades em que o foco do curso de Turismo é mais específico: estuda-se, por exemplo, Hotelaria. É importante que o aluno escolha um curso de Turismo que seja adequado aos seus interesses profissionais.

O estágio é obrigatório e geralmente dura dois semestres. Por meio do estágio, os alunos são expostos ao dia a dia da profissão.

Vale ressaltar que é muito importante que o aluno formado em Turismo saiba falar uma segunda ou até mesmo uma terceira língua. Inglês, espanhol, francês, mandarim, alemão e italiano são desejáveis para atender aos turistas norte-americanos, europeus e chineses que frequentemente visitam o Brasil.