Artes Visuais

O curso de Artes Visuais, que pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura, tem duração média de quatro anos. Algumas universidades oferecem um enfoque específico, denominado “habilitação”. Há diferentes habilitações: Animação, Artes Gráficas, Cerâmica, Desenho, Design, Escultura, Figurino e Indumentária, Gravura, Modelagem 3D, Multimídia e Pintura, entre outras.

O curso é oferecido por muitas universidades, tanto públicas como privadas. O currículo direcionado ao bacharelado visa a formar profissionais para atuar em diversos segmentos do mercado de trabalho.

O aluno estuda as disciplinas da área de Humanas e matérias práticas como técnicas de desenho, ilustração, pintura, gravura, entre outras. O curso visa a fazer com que os alunos assimilem habilidades como percepção, reflexão, produção e crítica. Muitas instituições exigem que o candidato passe por uma prova de Habilidades Específicas. O motivo disso é que o talento é importante para essa profissão. É um curso que exige criatividade, originalidade e certos dons naturais.

A maior parte dos cursos de Artes Visuais é de licenciatura, que forma educadores aptos a lecionar em escolas (Ensino Fundamental e Ensino Médio), escolas de arte e em qualquer instituição que ofereça oficinas e aulas de expressão artística.

Para se formar, é necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas faculdades exigem estágio.