Território brasileiro - Área do Brasil

Território brasileiro - Área do Brasil

República Federativa do Brasil

Bandeira do Brasil

Forma de Governo: República
Sistema de Governo: Presidencialismo
Forma de Estado: Federalismo
Regime Político: Democracia
Capital: Brasília
Idioma Oficial: Português
Moeda: Real (R$)
Ordenamento: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Geografia do Brasil

Área territorial: 8.514.876,599 km²
Extensão litorânea:  7.491 km
Fronteira terrestre: 15.621 km (10 países)
Extensão por países: Argentina (1.244 km), Bolívia (3.338 km), Colômbia (1.532 km),Guiana (1.731 km), Guiana Francesa (1.664 km), Paraguai (1.311 km), Peru (2.241 km), Suriname (438 km), Uruguai (1.044 km) e Venezuela (2.078 km)
Localização geográfica: Hemisfério Sul – América do Sul
Coordenadas geográficas: 10°00'S, 55°00'W
Pico mais alto: Pico da Neblina (Amazonas) -2.993,8 metros
Clima: Predominantemente tropical
Divisão administrativa: 26 estados e um Distrito Federal
Número de municípios: 5.565
Fonte: IBGE - 2011

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial com 8.511.996,3 quilômetros quadrados.  Porém, países maiores do que o Brasil, como Rússia, Canadá, Estados Unidos e China, possuem extensas áreas hostis à ocupação humana (desertos, grandes cadeias montanhosas, clima polar) que são as chamadas áreas ANECÚMENAS. Já o Brasil não apresenta em seu território grandes dificuldades de ocupação, sendo talvez o país com maior área ECÚMENA do globo.

PAÍSES DE MAIOR EXTENSÃO TERRITORIAL

País     Área (Km quadrados)
1. Rússia 17.075.400
2. Canadá 9.976.137
3. Estados Unidos  9.363.124
4. R. P. China 9.327.600
5. Brasil  8.511.996
6. Austrália 7.682.300
7. Índia 3.287.590
8. Argentina 2.780.092

Brasil

Zona Tropical - 92% do território nacional

Zona Temperada ou Subtropical - 8% do território nacional

Com exceção do Chile e Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil. Entretanto, esse fato não deve ser enaltecido, já que nossas relações sociais, políticas, culturais e turísticas com os países sul-americanos são incipientes, embora todos apresentem alguns problemas internos e externos muito parecidos. A falta de integração pode ser notada, por exemplo, pela falta de rodovias e ferrovias que interligam o continente.

América do Sul

A partir da extinção da União Soviética, a divisão bipolar do planeta tornou-se multipolar. Blocos econômicos o NAFTA, a União Europeia e o Mercosul foram formados. O Mercosul é um bloco econômico da América do Sul, formado em 1995, que é constituído por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


Mercosul

A Extensão Territorial do Brasil

O Brasil possui 4.388 Km no sentido leste-oeste (serra de Contamana até a Ponta do Seixas) e 4.320Km no sentido norte-sul (Monte Caburaí até o Arroio Chuí).

A grande extensão no sentido norte-sul ocasiona uma grande diversidade climática e, no sentido leste-oeste, a existência em território nacional de três fusos horários, sendo que um deles abrange apenas as ilhas oceânicas (Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz, Atol das Rocas, Penedos de São Paulo e São Pedro).

Os  fusos horários são limites teóricos estabelecidos a partir dos meridianos, dividem o mundo em 24 porções de 15 cada e equivalem a uma hora. Para evitar problemas que dificultam a vida cotidiana, o comércio, a administração pública etc., estabeleceram-se limites práticos que acompanham as fronteiras estaduais.

Para eventos históricos, relações políticas internacionais, etc., considera-se a Hora Oficial do Brasil. Ela é dada pelo segundo fuso horário nacional, atrasado três horas em relação ao GMT. Este fuso foi escolhido por abranger a maior área do país, por conter a capital político-administrativa e, principalmente, por nela estarem concentrados os principais centros socioeconômicos.                  

Fuso Horário  Áreas Abrangidas  Observações  
1º fuso Atrasado duas horas de GMT Todas as ilhas oceânicas Abrange a menor porção de terras
2º fuso Atrasado três horas de GMT Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Amapá e Pará. Representa a Hora Oficial do Brasil. É o maior fuso horário do Brasil.
3º fuso Atrasado quatro horas de GMT Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre. É o segundo maior fuso horário do Brasil.

A partir da promulgação da Constituição de 1988, o Brasil passou a ter 26 estados e nenhum território, além do Distrito Federal. Fernando de Noronha foi incorporado ao Estado de Pernambuco.

A divisão regional proposta pelo IBGE na década de 1950 (ver mapa) fundamentou-se em aspectos político-administrativos, coincidindo com a divisa dos estados.

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL

Sumário

- República Federativa do Brasil
i. Geografia do Brasil
ii. Países de Maior Extensão Territorial
- Brasil
- América do Sul
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image