Fontes de energia no Brasil

As Fontes Energéticas do Brasil

As principais fontes de energia no Brasil são a energia hidroelétrica, o petróleo, o carvão mineral e os biocombustíveis. Algumas outras fontes de energia menos utilizadas no Brasil são o gás natural e a energia nuclear. Mais de 40% da produção da matriz energética brasileira é proveniente de fontes de energia renováveis. Vale ressaltar que as fontes de energia no Brasil são fundamentais para o desenvolvimento do País.

No início dos anos 1940, a energia proveniente da biomassa, isto é, de lenha e carvão vegetal, era responsável por aproximadamente 80% do consumo nacional. Segundo o IBGE, em 2010, 45,5% da energia utilizada no Brasil advinha de fontes renováveis – de derivados da cana-de-açúcar (17,8%), da hidroeletricidade (14%) e de carvão vegetal (9,7%)

De fato, a partir da década de 1940, com o crescimento industrial e urbano, o setor energético do país passou por grandes mudanças. A principal  foi a substituição de fontes de energia tradicionais pelas fontes de energia moderna, como o carvão mineral, o petróleo, e a eletricidade, principalmente a de origem hidroelétrica.

Desde a década de 1930, o potencial energético do Brasil tem sido alvo de políticas governamentais. O setor elétrico cresceu com a aplicação de recursos financeiros e tecnológicos de grupos estrangeiros, que financiaram a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em seguida surgiram os primeiros órgãos oficiais do setor energético. A Petrobrás foi criada em 1954, e em 1962, empresas de eletricidade estruturaram-se em torno da Eletrobrás, que ampliou a infraestrutura energética do país.

A crise de petróleo de 1973 incentivou o Brasil a introduzir mudanças profundas na estrutura do sistema energético nacional. O Brasil passou a adotar uma política de estímulo à produção de petróleo, gás natural, carvão natural e hidroeletricidade. Ao mesmo tempo, o país procurou substituir o petróleo ao lançar alternativas energéticas. Em 1974 foi criado o Programa Nacional do Álcool (Pro álcool) e em 1975 foi implementado o Programa Nuclear.

Há três tipos principais de usina geradora de eletricidade: as termoelétricas convencionais, que funcionam à base de carvão, óleo e gás natural; as hidroelétricas, que utilizam o potencial de quedas d’água; e as termonucleares (atômicas) que utilizam a energia contida nos minerais atômicos.

O Brasil possui esses três tipos de usinas.

O Brasil também utiliza, apesar de em menor escala, fontes alternativas de energia, como a solar e a eólica, e o biogás. No Brasil, as fontes renováveis representam mais de 45% da energia utilizada. No mundo como um total, esse percentual não passa de 13%; nos países ricos, não supera 8% (fonte: www.brasil.gov.br). Contudo, é importante saber que mesmo as fontes renováveis causam impactos socioambientais.

Fontes de energia primárias

As fontes de energia primárias são as fornecidas pela natureza, e podem ser renováveis ou não renováveis. As fontes de energia renováveis não se esgotam, são contínuas. Exemplos de fontes de energia renovável são: solar, hidráulica, eólica (dos ventos), vegetal (lenha, carvão vegetal) etc. Exemplos de fontes de energia não renováveis, ou seja, que se esgotam com o uso, são: carvão mineral, petróleo, xisto, urânio etc.

O consumo energético, assim como as diferentes fontes de energia em uso, reflete o potencial industrial instalado e, indiretamente, o nível social de um país ou de uma dada região. O crescimento de energia elétrica no Brasil revela uma grande expansão industrial e uma grande expansão do mercado consumidor.

A seguir, estudaremos as diferentes fontes de energia que são utilizadas no Brasil.

Sumário

- Fontes de energia primárias
- Combustíveis Fósseis
- Petróleo
i. Principais Áreas Petrolíferas Brasileiras
- Xisto
- Carvão Mineral
- A Hidrografia e seu Uso Energético
i. Bacias Fluviais
ii. Aproveitamento Energético
- Energia Elétrica
i. Principais Hidroelétricas
ii. Itaipu
iii. Sobradinho
iv. Tucuruí
- Programa Nuclear
- O álcool como fonte de energia
i. Pro álcool
Assine login Questões de Revisão image Questões dissertativas image Questões para o Enem image