Extrativismo - Tipos de Extrativismo

Extrativismo - Tipos de Extrativismo

O extrativismo é uma atividade que consiste em extrair recursos naturais em sua forma original. Há três tipos de extrativismo: extração vegetal, animal e mineral. Os três tipos de extrativismo são importantes para a economia brasileira. O Brasil é um grande exportador de petróleo e minério de ferro.

O planeta Terra oferece ao homem recursos naturais de grande valor econômico. Os produtos naturais são de origens vegetal, animal e mineral. A extração vegetal consiste no trabalho de derrubar arvores e arbustos e na coleta de produtos silvestres, destinados à alimentação, à produção de remédios ou ao aproveitamento industrial. Atividades extrativas animais são a caça e a pesca com finalidades econômicas. A extração mineral é a retirada, das profundezas da superfície terrestre ou marítima, de petróleo, carvão, ferro, alumínio, metais, pedras preciosas, etc.

A EXTRAÇÃO VEGETAL

extração vegetal

A principal extração vegetal praticada no mundo é a derrubada de árvores para a produção de madeiras e lenha, principalmente nas florestas coníferas. Essas são típicas da Finlândia, da Rússia e do Canadá, países que são grandes produtores de madeira e de celulose, matéria prima básica do papel.

No Brasil, as principais extrações vegetais são o babaçu, a oiticica (utilizados para a produção de óleos), a castanha-do-pará (alimento de amplo consumo interno e apreciado nos mercados internacionais), o látex da seringueira (usado na fabricação de borracha), a carnaúba (de onde se extrai uma cera destinada à fabricação de tintas, vernizes, velas, além de uma das matérias primas do filmes), carvão vegetal e lenha (que servem como combustíveis) e a erva-mate (que produz um tipo de chá - chimarrão - de grande consumo no sul do País).

TIPOS DE EXTRAÇÃO ANIMAL

Pesca

Pesca - atividade econômica de extração de peixes tanto nos mares como nos rios e lagos. Os principais países produtores são o Japão, que possui a mais avançada tecnologia pesqueira no mundo, a Rússia, a China e o Peru.

Caça - atividade econômica cada vez menos praticada no mundo, já que sofre muitas proibições governamentais no sentido de reduzi-la ou proibi-la para impedir a destruição da fauna. Além disso a caça tem sido substituída pela pecuária.

Sumário

- A Extração Vegetal
- Tipos de Extração Animal
- Os Principais Produtos da Extração Mineral
Assine login Questões de Revisão image Questões para o Enem image