Aspectos Físicos da Europa

LIMITES FÍSICOS

Situada no Hemisfério Norte do planeta, a Europa tem como limites:

  • NORTE - o Mar Glacial Ártico.
  • SUL - o Mar Mediterrâneo (entre a África e a Europa), o Mar Negro e o de Mármara (entre Europa e Ásia).
  • OESTE - o Oceano Atlântico.
  • LESTE - o Mar Cáspio, o rio Ural e os Montes Urais (que separam a Rússia europeia da Rússia asiática).

A Europa, também denominada de Velho Mundo, apesar de ser um prolongamento da massa continental da Ásia, formando com ela uma unidade física chamada Eurásia, é, não só por razões físicas como também culturais, um continente específico e autônomo, tendo a extensão de 10,5 milhões de km² e constituindo 7% das terras emersas do globo. Embora o continente europeu seja relativamente pequeno, seu litoral é um dos mais extensos do mundo, devido ao seu contorno bastante irregular e recortado, repleto de mares, penínsulas e ilhas.


Mapa físico da Europa

As penínsulas europeias são:

  • ESCANDINAVA - onde estão situados os seguintes países - Suécia, Noruega e Finlândia.
  • JUTLÂNDIA - Dinamarca.
  • IBÉRICA - Portugal, Espanha e Andorra.
  • ITÁLICA - Itália, San Marino e Vaticano.
  • BALCÂNICA - Grécia, Albânia, Iugoslávia (hoje formada pela Sérvia e Montenegro), Bulgária,Macedônia, Bósnia-Herzegóvina, Croácia, Romênia e Turquia Europeia.

Banhando esse litoral irregular, destacam-se os seguintes mares:

  • NORTE - o Báltico, o Mar do Norte, o Branco, o Mar de Barents, o Ártico e parte do Atlântico.
  • SUL - na área do Mediterrâneo, os mares Adriático, Jônico, Egeu e o Negro.
  • LESTE - mares Cáspio e Mármara.
  • OESTE Oceano Atlântico.

O RELEVO EUROPEU

O continente europeu é bastante baixo: sua altitude média - a menor do mundo - é da ordem de 375 metros. Nas regiões setentrionais e no nordeste do continente, abundam áreas formadas por rochas cristalinas bastante antigas, abaladas por orogênese durante a era Paleozoica, o que, provocou a formação de estruturas montanhosas. Estas, ao longo de milhões de anos sofreram forte erosão e tectonismo, sendo progressivamente cobertas por sedimentos, fator que diminuiu suas altitudes, hoje inferiores a 2500 metros, gerando também planaltos lacustres, vales glaciais e um relevo, em geral, apresentando elevações arredondadas.

  

Relevo da Europa Meridional

Na Europa Meridional, encontramos os Alpes do Sul, localizados entre a Suíça, a França, a Áustria, o sul da Alemanha e o norte da Itália, o cenário da região apresenta montanhas cheias de neve, sendo o Monte Branco, situado entre a França e a Itália, o ponto mais elevado da Europa Ocidental. Ao sul dos Alpes, na Península Itálica, estão localizados os Montes Apeninos, onde estão presentes os grandes vulcões europeus: o Etna, o Vesúvio e o Strombole. Paralelamente ao litoral do mar Adriático, estão presentes os Alpes Dináricos, abrangendo os territórios da Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Iugoslávia, Albânia, Macedônia e Grécia. Mais para o leste entre a Bulgária, a Grécia e Turquia Europeia, estão localizados os Montes Bálcãs.

Separados pelo Rio Danúbio e contornando a Planície Húngara, estão os Montes Cárpatos, que atravessam os territórios da Hungria, Romênia, Eslováquia e República Tcheca. Entre os mares Cáspio e Negro, aflora a Cadeia do Cáucaso, onde se destaca o Monte Elbrus, o topo da Europa com quase 6.000 metros. É nessa região montanhosa que se encontram a  Armênia, o Azerbaidjão, a Geórgia e a fronteira da Federação Russa.

No ocidente europeu, destacam-se os Montes Pireneus, localizados na fronteira entre a França e a Espanha.

Relevo da Europa Setentrional

Ao norte da Europa, chamam atenção os Alpes Escandinavos, terrenos antigos e desgastados, fazendo parte do Escudo Escandinavo.

Contudo a maior parte do continente europeu é constituída de bacias sedimentares, caracterizadas por extensas planícies e baixos planaltos. As planícies europeias são:

  • A PLANÍCIE EUROPEIA MAIS VASTA - Planície Russa.
  • PLANÍCIE DO LITORAL DO MAR BÁLTICO E DO MAR DO NORTE - Planície do Norte da Europa, dividida em Planície Germano-Polonesa e Planície dos Países Baixos.
  • PLANÍCIE DE SOLO FÉRTIL - a Planície Húngara, cortada pelo Rio Danúbio, apresentando condições topográficas e climáticas adequadas à agricultura.
  • NORTE DA ITÁLIA - a Planície do Pó, entre os Alpes e o Apeninos, onde corre o Rio Pó.

Sumário

- Limites físicos
- O relevo europeu
i. Relevo da Europa Meridional
ii. Relevo da Europa Setentrional
- Hidrografia
i. Os rios europeus
ii. Os lagos europeus
- Clima
i. Massas de ar que afetam a Europa
ii. Outros fatores que condicionam o clima europeu
iii. Os climas europeus
- Vegetação
i. Paisagens vegetais europeias
Assine login Questões de Revisão image Questões para o Enem image