Tipos de Vermes
- Home
- Ensino Médio
- Biologia
- Saúde E Doenças
- Tipos De Vermes
Os Platielmintes, Asquelmintes e Anelídeos são tipos de vermes. São invertebrados de corpo longo e sem membros locomotores.
Filo Platielmintes
Características: vermes achatados dorso-ventralmente (em forma de fita ou lâmina). É o primeiro filo, na escala evolutiva dos metazoários, que apresenta simetria bilateral; portanto, possuem uma parte anterior e outra posterior, um lado esquerdo e um direito, etc. Na parte anterior ou cabeça estão as estruturas como boca, órgãos sensoriais, gânglios, etc. cefalização.
A mesoderme dá origem aos órgãos dos tecidos conjuntivo, muscular e excretor. O corpo é recoberto por epiderme simples e pode apresentar cutícula (parasitas) ou cílios (vida livre).
O tubo digestivo é incompleto (ausência de ânus) ou inexistente (parasitas).
A excreção é feita por células-flama (solenócitos) que drenam o espaço intercelular e a troca de gases (respiração) é feita por difusão simples através da epiderme.
O sistema nervoso apresenta 2 gânglios cerebrais e 2 cordões nervosos longitudinais.
São de vida livre nos mares, rios (Dugesia sp), lagos (Planaria sp), terra úmida (Geoplana sp). Podem ser parasitas, como as solitárias (tênias), esquistossomo, Fasciola, etc.
A regeneração é muito intensa. Nas planárias, da fragmentação de um indivíduo pode-se obter vários.
Classificação e reprodução
Classe Turbelários: vida livre, epitélio ciliado, sistema digestivo incompleto e ramificado, "olhos", aurículas (quimiorreceptoras).
Exemplo
Planaria, Geoplana (terra úmida). São hermafroditas (monoicos), com fecundação cruzada e desenvolvimento direto. Podem também fazer regeneração.
Classe Tremátodos: ecto ou endoparasitas, epitélio com cutícula protetora, tubo digestivo incompleto. Podem ser hermafroditas ou dioicos (sexos separados e dimorfismo sexual Schistosoma). O desenvolvimento indireto apresenta vários tipos de larvas.
Exemplo
Schistosoma mansoni - tamanho 1,5 cm; a fêmea fica alojada no canal ginecóforo do macho. Fasciola hepatica
doença fasciolose (fígado de carneiros, bois).
Classe Cestoides: Endoparasitas. Cabeça (escólex) com ganchos e ventosas + segmentos (proglotes). Epitélio com cutícula protetora e assimiladora. Tubo digestivo ausente.
Exemplo
solitárias (tênias).
Quanto à diferenciação sexual, são hermafroditas. Cada proglote tem aparelho reprodutor masculino e feminino. Desenvolvem larvas infectantes (= oncosfera = hexacanto), que poderão contaminar água ou alimentos.
Filo Asquelmintes (Nematelmintos; nemátodos)
Os nemátodos apresentam cerca de 10 mil espécies, muitos de vida livre e outros parasitas. As espécies de vida livre habitam o solo, a água doce ou o mar. São vermes cilíndricos, com simetria bilateral, triblásticos, dioicos e apresentam um pseudoceloma - um tubo dentro de outro tubo - cavidade só parcialmente revestida pela mesoderme.
Esta cavidade é preenchida por líquido que funciona como um "esqueleto hidrostático", além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas. Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras chegam a mais de um metro de comprimento.
O tubo digestivo é completo (boca e ânus). O sistema excretor é formado por dois longos canais laterais (= renetes excretores - formato de H). O sistema nervoso é ganglionar (vários gânglios, na cabeça) e tem dois nervos longitudinais (um dorsal e outro ventral).
Reprodução
São dioicos, geralmente com dimorfismo sexual. As fêmeas apresentam um par de ovários longos e finos; há dois úteros que desembocam na vagina, que se comunica com o exterior através do poro genital feminino, situado na região ventral. Os machos possuem testículo único, longo e fino, ligado a um conduto deferente, que desemboca na vesícula seminal; esta armazena os espermatozoides produzidos no testículo e se abre na mesma câmara onde desemboca o intestino.
A fecundação interna, sendo que o macho apresenta duas formações semelhantes a espinhos, as espículas peniais, importantes para manter macho e fêmea unidos durante o ato sexual.
Filo Anelídeos
Vermes segmentados (metamerizados) externa e internamente, com simetria bilateral, triblásticos, celomados, protostômios. Corpo revestido por cutícula (escleroproteína e colágeno) lisa e permeável. Tubo digestivo completo, sistema circulatório fechado (1a aparição!) com vasos + corações contráteis; possui hemoglobina. Sistema nervoso com gânglios e cordões nervosos ventrais. Sistema excretor por nefrídios (1 par por segmento).
O sistema circulatório é fechado, pois os vasos sanguíneos apresentam total continuidade no interior dos tecidos. Ocorre nos filos anelídeos e cordados, além da classe dos cefalópodes (polvos e lulas).
A maioria dos invertebrados, no entanto, apresentam sistema circulatório aberto ou lacunar. Nele, os vasos sempre terminam em câmaras ou lacunas, nas quais o sangue mistura-se aos líquidos intercelulares. Esse sistema ocorre em artrópodes e moluscos.
Classe Oligoquetas
Com poucas cerdas. As minhocas (Pheretima hawaiana) são de vida livre, terrestres e de grande importância para a fertilidade do solo (decomposição de vegetais na alimentação, revolvimento e aeração dos solos).
Reprodução: São animais hermafroditas, mas apresentam fecundação cruzada e externa. Os óvulos são fecundados no interior do casulo (produzidos pelo clitelo), onde ficam protegidos. O desenvolvimento é direto.
Classe Poliquetas
Com muitas cerdas, nas extremidades dos parapódios. São espécies marinhas. Muitas vezes vivem enterrados na areia ou dentro de tubos que eles constroem. Podem nadar graças aos parapódios que funcionam como remos. Tem no Nereis o representante típico.
A espécie Eunice virides (palolo) serve de alimento para nativos das ilhas Samoa e Fiji. Alguns poliquetas podem atingir até 3 m de comprimento.
Reprodução: Em geral, são dioicos (unissexuados). Forma-se uma larva ciliada (trocófora). Podem, ainda, reproduzir-se assexuadamente por esquizogênese (desprendem partes do corpo que regeneram novo indivíduo).
Classe Hirudíneos
São as sanguessugas. Sem cerdas. Vivem em plantas nos lagos e rios e até na água salgada. Possuem ventosas anterior (oral) e posterior. Boca com 3 lâminas cortantes. As ventosas servem para prender nos hospedeiros pois são ectoparasitas e hematófagos.
Hirudo medicinalis: foi usado, no passado, para provocar sangrias. Hoje são criados para produzirem anticoagulantes (hirudina).
Reprodução: São hermafroditas, mas a fecundação é cruzada. Não há formas larvais.
Aulas relacionadas
Sumário
- Filo Platielmintes- Filo Asquelmintes (Nematelmintos; nemátodos)
- Filo Anelídeos
i. Classe Oligoquetas
ii. Classe Poliquetas
iii. Classe Hirudíneos


