Tipos de Poluição

Tipos de Poluição

Inversão térmica

No tempo frio, o ar se movimenta mais lentamente e os gases e partículas irritantes que os carros e as indústrias eliminam demoram mais para se dispersar. No inverno, as pessoas sentem arder os olhos, têm tosse, alergias e até pneumonia.

Em condições normais, o ar atmosférico é mais quente na parte de baixo, por receber o calor armazenado no solo. O ar quente – menos denso – tende a subir, enquanto o ar frio – mais denso – passa para baixo. Este movimento – convecção térmica – dispersa a poluição.

O solo, no inverno fica mais frio, provocando uma inversão das camadas. Sobre a camada fria próxima ao solo, fica outra mais quente, de modo que não há convecção, pois o ar quente já está por cima. Assim, os poluentes ficam represados na camada fria de baixo e entram mais facilmente nas vias respiratórias humanas.

  • ar mais frio que as camadas superiores (deveria ser mais quente!).
  • formação de neblina, dificultando o aquecimento do solo. 
  • ausência de ventos forte

Efeito estufa

Cientistas acumulam provas de que uma elevação  considerável da taxa de CO2 e outros gases na atmosfera provocariam o chamado efeito estufa,  que consiste na concentração do calor do sol na atmosfera.

A retenção  do calor é assim explicada: gás carbônico (CO2) principalmente,  mas também metano (CH4), nitroso (N2O), ozônio (O3) e clorofluorcarbonos (CFCs) são transparentes à luz visível, como o vidro de uma estufa, permitindo que os raios do sol aquecem a superfície terrestre. Quando a Terra devolve o calor em excesso, não é mais sob a forma de luz, mas de radiação infravermelha. Como os gases poluentes absorvem a radiação, uma parte do calor, que deveria ser eliminada, fica na atmosfera.

Gases como (CO2) , (CH4),  (N2O),  (O3)  e CFCs acumulam-se na atmosfera como resultado da atividade industrial e do crescimento urbano.

O efeito estufa é a reprodução, em escala planetária, do fenômeno de aquecimento que ocorre quando se deixa um carro fechado sob o sol. A luz atravessa o vidros fechados, aquece o interior do veículo e o calor não consegue escapar, porque os vidros retêm os raios infravermelhos. Disso resulta uma enorme elevação de temperatura.

Uma das consequências do efeito estufa seria o aumento do nível dos mares, com inundação das regiões litorâneas, devido ao degelo nas regiões polares.    

Na opinião de vários cientistas as consequências não seriam iguais em todo o planeta. Nos trópicos o aumento ficaria em torno de 1 a 2 graus, enquanto nas regiões polares seria de 6 a 8 graus ( degelo).   

  • Aulas relacionadas

Sumário

- Inversão térmica
- Efeito estufa
- Desmatamento
- Chuva Ácida
- Buraco na camada de ozônio
- Elementos radioativos
- Eutrofização
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image