Tipos de Textos Narrativos

A principal característica do texto narrativo é a existência de um enredo, no qual são desenvolvidas as ações dos personagens. Há diversos tipos de textos narrativos. Os tipos de textos narrativos mais comuns são o romance, a novela, o conto, a crônica e a fábula.

Os textos narrativos podem ser literários ou não. No texto literário, é a função poética da linguagem que predomina. No texto não literário, sobressai a função referencial da linguagem: tem-se em vista a necessidade de uma informação mais objetiva e direta no processo de documentação e explicação da realidade.

Alguns exemplos de textos narrativos não literários são as notícias e os casos contados.

Narrativas em Prosa

Entre os textos narrativos em prosa, distinguem-se as seguintes modalidades: o romance, o conto, a novela e a crônica. Cada uma dessas modalidades possui suas características próprias e subdivisões. Por exemplo, há o romance histórico, psicológico, policial, etc. Há o conto de fadas e o filosófico, etc. Há a crônica humorística, a jornalística, etc.

Romance

O romance é caracterizado pela complexidade narrativa. Em um mesmo conjunto, há uma série de unidades de ação, isto é, de núcleos dramáticos. As personagens, que formam grupos mais ou menos independentes uns dos outros, se ligam por um elemento comum. Este é suficientemente importante na trama para causar com que haja certa interdependência entre esses grupos. Os acontecimentos de um grupo influenciam as ações dos personagens de outro grupo.

No romance, as noções de tempo e espaço são amplas. A narrativa pode ocorrer em um período de tempo largo e em lugares diferentes. Em geral, o romance segue uma narrativa cronológica: obedece a certa linearidade. Contudo, ao longo do século XIX, surgiu uma nova noção de tempo – o psicológico. Este independe dos acontecimentos exteriores ao ser humano.

Novela

A novela é uma narrativa mais condensada que o romance. Isso significa que há na novela um menor número de núcleos dramáticos importantes. Assim, o número de personagens costuma ser menor do que em um romance. As ações fundamentais são reduzidas à sua essência: não costuma haver aprofundamentos analíticos dessas ações. Na novela, predomina o recurso ao diálogo graças ao interesse no registro direto das atitudes e dos pensamentos das personagens.

Diferentemente do conto, a novela possui várias células dramáticas: os conflitos se relacionam. Na novela, o jogo das ações não é ambíguo: todo gesto possui significado. Enquanto o romance procura enfatizar a diversidade, a novela a minimiza. No romance há simultaneidade e na novela, sucessão dramática.

Em relação ao romance, o alcance temporal da novela é reduzido. Isso significa que a vida do personagem é abordada em momento restrito: seu passado é referido rapidamente. Ao mesmo tempo, o espaço é limitado: as ações costumam transcorrer em ambientes determinados e raramente saem deles.

Vale ressaltar que as distinções entre a novela e o romance podem ser tênues. Isso gera polêmica. Muitos autores já não se preocupam com esse tipo de classificação para suas obras.

Fábula

A fábula é uma narrativa breve. As personagens são animais que representam os seres humanos: emprega-se a personificação. A finalidade de uma fábula é transmitir uma lição mora.

Conto

O conto é uma narrativa condensada. Há um só conflito e um só drama. O núcleo dramático de um conto é mais reduzido do que o do romance e o da novela. Em muitos casos, o interesse do narrador do conto se concentra em apenas um personagem. Sob a perspectiva desse personagem, o resto do ambiente é visto. O tempo e o espaço também são restritos.

Crônica

A crônica é uma narrativa curta que trata do cotidiano. A maioria das crônicas apresenta um único núcleo de ação e um só tempo e espaço. A crônica narra fatos do cotidiano, mas podem ser dissertativas: muitas crônicas são jornalísticas.

Originalmente, a crônica era definida como uma narrativa histórica. Correspondia ao relato cronológico dos fatos importantes de um reino ou de um herói. A partir do século XIX, transformou-se em um subgênero do jornalismo e foi adquirindo elementos próprios. Mas nunca se desligou da matéria-prima do jorna, que se fundamenta em acontecimentos do cotidiano. Alguns autores conferiram estatura artística e literária à crônica.

A crônica pode ser digressiva ou narrativa. A crônica digressiva concentra-se em um aspecto da realidade. A crônica narrativa, por outro lado, apesenta uma história bastante concisa, como se fosse um conto de proporções reduzidas.

Narrativas em verso

As narrativas geralmente aparecem em forma de prosa. Contudo, os poemas também podem ser utilizados para contar histórias. Tais poemas são denominados narrativos. A origem da narrativa em verso é a literatura oral. As letras de música e as cantigas de roda infantis são exemplos de manifestações literárias e, simultaneamente, exemplos de narrativas em forma de verso.

As cantigas de roda

As cantigas de roda apresentam traços próprios de textos narrativos:

  1. Uso constante de verbos no pretérito perfeito, alternando com o imperfeito do indicativo. Isso remete o leitor a um tempo passado em que cada história se desenvolve.
  2. Personagens bem definidas.
  3. A presença maniqueísta do bem contra o mal.
  4. O desfecho ocorre com a vitória do bem sobre o mal.

Tais histórias, que pertencem ao imaginário popular, são transmitidas de geração em geração.

A epopeia

A epopeia é um poema narrativo que trata de fatos extraordinários de um povo. Na epopeia costumava haver um herói. São frequentes os relatos descritivos. Contudo, predomina a narrativa, cujo ponto de partida é uma história popular.

A epopeia é também caracterizada por ser um mito ou uma personificação alegórica e dramática das forças naturais e por apresentar a intervenção de agentes sobrenaturais nos fatos humanos. O protagonista costuma ser um herói de grande força física e psíquica. Contudo, possui uma natureza simples e instintiva.

Na epopeia, o amor pode se misturar à trama heroica sob a forma de episódios isolados. Pode também complementar as façanhas de guerra.

Sumário

- Narrativas em Prosa
- Romance
- Novela
- Fábula
- Conto
- Crônica
- Narrativas em verso
- As cantigas de roda
- A epopeia
Assine login Questões de Vestibular image Questões para o Enem image