Linguagem Literária
- Home
- Enem
- Português
- Interpretação De Texto
- Linguagem Literária
Linguagem Literária
A linguagem literária é conotativa – utiliza palavras de sentido figurado. Na linguagem literária, as palavras adquirem sentidos mais amplos do que possuem. A linguagem literária dá beleza e mais vida a um texto.
Definição de Linguagem
Para que o ser humano consiga viver em sociedade, é necessário que ele estabeleça relações de comunicação com as demais pessoas. O mecanismo que permite a comunicação humana é denominado linguagem.
Linguagem é, portanto, qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos por meio de signos convencionais.
A linguagem humana pode ou não empregar palavras. Se a linguagem utiliza apenas imagens, ela é não verbal. Se ela utiliza apenas palavras, é verbal. Se ela utiliza tanto aspectos verbais como não verbais, é denominada híbrida.
A linguagem é a faculdade humana que permite a comunicação de pensamentos. Para isso, utilizam-se diferentes linguagens: gestos, símbolos, palavras, cores, sons, etc.
Por meio da linguagem, o ser humano transmite experiências. Assim, asseguram-se a continuidade do aprendizado e a manutenção da cultura.
Entre os vários tipos de linguagem, a que mais se destaca é a verbal: a capacidade de o homem se comunicar por meio de um sistema de signos vocais – a língua.
A linguagem verbal permite uma participação social interativa. A linguagem é, portanto, um elemento formador de uma comunidade.
Língua padrão
A linguagem verbal se realiza sob a forma de uma determinada língua. A língua apresenta variações significativas em função dos valores de uma sociedade. A língua se integra na cultura. Por ser um elemento fundamental para a comunicação dos integrantes de uma sociedade, a língua depende da cultura e, ao mesmo tempo, expressa manifestações culturais.
Figuras de Linguagem
O uso da linguagem figurada está presente nos romances, na poesia, nas propagandas e onde houver a intenção de dar à linguagem um efeito de sentido. Para criar sentidos conotativos, são utilizadas as figuras de linguagem – recursos do campo artístico que permitem criatividade e originalidade.
Denotação
Sentido denotativo: o sentido original, automático, restrito do termo.
A denotação (do latim denotatione – indicação) ocorre no texto se o enunciador utiliza as palavras em sentido literal. Uma palavra em sentido denotativo terá sempre o mesmo significado. Por exemplo, a palavra banana, em sentido denotativo, terá sempre o mesmo significado: o fruto de qualquer espécie do gênero Musa. (Já em sentido conotativo, banana significa uma pessoa frouxa, sem energia).
A denotação é frequentemente utilizada no discurso científico, em que é necessário que haja univocidade das palavras. Em tal tipo de texto, a enunciação utiliza as palavras em sentido literal – em conformidade com o dicionário. Os textos de caráter informativo que apresentam linguagem objetiva – livros didáticos, manuais, bulas, etc. – fazem uso da denotação. Quando há denotação, o significado das palavras deriva não do contexto, e sim, da convenção.
Conotação
Sentido conotativo: sentido criativo e não convencional que o vocábulo pode assumir em certos contextos.
A conotação (do latim cum + notatione – notação, marca) é empregada no texto quando uma palavra ou expressão tem seu sentido literal alterado. A poesia é geralmente conotativa. A prosa narrativa típica – um romance, por exemplo – emprega tanto a conotação como a denotação.
Exemplificando a diferença entre o sentido conotativo e denotativo de uma palavra:
Comi uma banana. (Denotação).
Esse técnico é um banana. (Conotação).
Sumário
- Definição de Linguagem- Língua padrão
- Figuras de Linguagem
- Denotação
- Conotação
- Principais figuras de linguagem


