A origem da Terra

A origem da Terra

Há várias teorias sobre a origem da Terra. A teoria que mais se destaca é a do Big Bang. De acordo com essa teoria, a origem da Terra se deve a uma grande explosão ocorrida logo após o início da formação do Sistema Solar. Os cientistas acreditam que o Big Bang ocorreu há 5 bilhões de anos.

Origem da Terra

Quando de seu nascimento, a Terra era uma bola incandescente que, ao resfriar-se ficou dura por fora e é aí que nós habitamos: na crosta terrestre. As etapas da formação do nosso planeta foram:

fase 1 - há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, uma espessanuvem de poeira e gás formou o Sol. Partes dessa nuvem criaram partículas de rocha e gelo que, depois, unidas deram origem aos planetas;

fase 2 - as rochas que compunham a Terra, no seu início, apresentavam altos índices de radioatividade, o que provocou seu derretimento. Nesse período, os elementos químicos níquel e ferro se fundiram, criando o núcleo do planeta, cuja temperatura média é de 4.000º C. Os materiais que formam o interior da Terra apresentam-se em estados que variam do gasoso e líquido ao pastoso e sólido, sendo chamados de magma ou magma pastoso;

fase 3 - cerca de 4 bilhões de anos atrás, teve início a formação da crosta terrestre que, originalmente, era composta de pequenas plaquetas sólidas flutuando na rocha fundida. Nesse período, formava-se o manto, camada situada a 2.900 km abaixo da superfície e constituída de rochas deformáveis, pois menos rígidas. No manto, predominam ferro e magnésio, materiais de constituição pesada, e aí as temperaturas podem variar entre 200 a 3.000º C;

Quatro são as principais camadas de nosso planeta: núcleo interno, núcleo externo, manto e crosta.


As camadas da Terra

 

fase 4 - com o tempo, a crosta terrestre se tornou, crescentemente, mais espessa e os vulcões entraram em erupção, emitindo gases que geraram a atmosfera. Simultaneamente, o vapor de água se condensou, formando os oceanos;

fase 5 - há cerca de 3,5 bilhões de anos, a crosta terrestre estava basicamente formada, porém a configuração dos continentes era bem diferente da atual;

fase 6 - atualmente, a Terra continua se transformando, pois a crosta apresenta enormes placas cujas bordas estão em constante mutação. Também os continentes ainda se movimentam, em função da pressão das forças que agem no núcleo da Terra.

A ORIGEM DA TERRA

Como já vimos anteriormente, o Universo teria começado com o "Big Bang", a grande "explosão inicial" que ocorreu há aproximadamente, 15 bilhões de anos. A "Via Láctea", o Sistema Solar e a Terra, enquanto partes integrantes do Universo, foram gerados pelo "Big Bang".

Calendário Cósmico

O modo mais didático que conheço para expressar a cronologia cósmica é imaginar a vida de 15 bilhões de anos do Universo (ou pelo menos sua forma atual desde o "Big Bang") resumida e condensada em um ano. Em vista disso, cada bilhão de anos da história da Terra corresponderia a mais ou menos 24 dias de nosso ano cósmico, e um segundo daquele ano a 475 revoluções da Terra ao redor do Sol.

Datas anteriores a dezembro

  • Big Bang                                                1 de janeiro
  • Origem da Via Láctea                           1 de maio
  • Origem do Sistema Solar                     9 de setembro
  • Formação da Terra                               14de setembro
  • Origem da vida na Terra                      25 de setembro

Dezembro

  • Primeiros dinossauros                         24 de dezembro
  • Primeiros mamíferos                            26 de dezembro
  • Extinção dos dinossauros                   28 de dezembro
  • Primeiros primatas                                29 de dezembro
  • Primeiros seres humanos                    31 de dezembro

TEXTO COMPLEMENTAR

"O mundo é muito velho e os seres humanos, muito recentes. Os acontecimentos importantes em nossas vidas pessoais são medidos em anos ou em unidades ainda menores; nossa vida, em décadas; nossa genealogia familiar, em séculos, e toda a história registrada, em milênios. Contudo, fomos precedidos por uma apavorante perspectiva do tempo, estendendo-se a partir de períodos incrivelmente longos do passado, a respeito dos quais pouco sabemos - tanto por não existirem registros, quanto pela real dificuldade de concebermos a imensidade dos intervalos compreendidos.

Mesmo assim, somos capazes de localizar no tempo os acontecimentos do passado remoto. A estratificação geológica e a marcação por radiatividade proporciona informação quanto aos eventos arqueológicos, paleontológicos e geológicos; a astrofísica fornece dados a respeito das idades das superfícies planetárias, da Via Láctea e de todos os outros sistemas estelares, assim como uma estimativa do tempo transcorrido desde a Grande Explosão (Big Bang) que envolveu toda a matéria e energia do universo atual. Essa explosão pode representar o início do universo ou pode constituir uma descontinuidade na qual a informação da história primitiva do universo foi destruída. Esse é certamente o acontecimento mais remoto do qual temos qualquer registro."

As Esferas da Terra

O planeta Terra compreende quatro grandes porções: a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera

A litosfera (em grego, "lito" significa "pedra") é a superfície do planeta, composta de materiais sólidos e também denominada de crosta terrestre. A hidrosfera é o conjunto de todas as águas, rios, lagos, mares e oceanos. A atmosfera é a camada de ar, composta por gases, que envolve o planeta e, finalmente, a biosfera é o conjunto biológico (em grego, "bios" quer dizer "vida") presente na hidrosfera, na litosfera e na atmosfera, sob as formas de flora (vegetais) e fauna (animais). O ser humano é o mais importante elemento da biosfera.

A vida surgiu e se desenvolveu na Terra por meio das relações mútuas e interdependentes entre a flora, a fauna, a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. A este conjunto se dá o nome de Ecossistema.

ECOSSISTEMA

Eco: casa, morada, hábitat.

Sistema: conjunto de elementos ou partes que se inter-relacionam.

Ecossistema é, portanto, o grupamento de todos os elementos da paisagem da Terra, incluindo os seres vivos e as condições naturais (litosfera, hidrosfera e clima).

Sumário

- Formação da Terra
i. A ORIGEM DA TERRA
- Texto Complementar
i. As Esferas da Terra
- A Terra é um grande ímã
Assine login Questões de Vestibular image