Introdução à Filosofia

Introdução à Filosofia

A palavra filosofia advém do grego, e significa “amor por sabedoria”. A própria palavra indica dois conceitos: amor (ou paixão) e sabedoria (compreensão e conhecimento), ensinando-nos que um grande pensador é aquele que sente paixão pela verdade e amor por ideias. 

O estudo da Filosofia requer um engajamento com o mundo, com ideias, conceitos e pensamentos. Na realidade, todos nós estamos constantemente imersos em alguma forma de filosofia. Isto é, somos seres curiosos por natureza. É de nosso interesse descobrir mais a respeito de nós mesmos e a respeito do mundo e da vida. O grande filósofo Aristóteles acreditava que o início da filosofia é a curiosidade, o questionamento. De fato, as crianças têm o hábito de questionar as coisas até mais que a maioria dos adultos. Elas são naturalmente curiosas. Estão sempre fazendo perguntas, querendo saber o porquê das coisas. À medida que envelhecemos, passamos a aceitar o mundo pelo o que ele é, e não mais a buscar respostas para perguntas. Passamos a aceitar a situação atual do mundo e adotamos muitas das crenças da sociedade na qual vivemos. Infelizmente, muitos adultos perdem a curiosidade, deixam de questionar o mundo e não mais buscam respostas a respeito das questões fundamentais da vida.

O propósito do estudo da Filosofia é o de ajudar o ser humano a adquirir uma melhor compreensão sobre a humanidade e sobre o mundo como um todo. A Filosofia fez parte de praticamente toda grande civilização. O estudo da Filosofia, os filósofos e suas ideias, têm mudado o curso do mundo, às vezes de uma forma sutil, às vezes de modo explícito e evidente. As ideias de democracia na Grécia antiga e as ideias do socialismo implantadas no início do século XX são exemplos de como ideias moldam a sociedade humana e o próprio curso da História. No século XX, as ideias a respeito de direitos humanos influenciaram a legislação de muitos países. Por exemplo, após a Segunda Guerra Mundial, ocorreram os Julgamentos de Nuremberg, onde os perpetradores do Holocausto foram condenados por crimes contra a humanidade. É inegável que culturas e sociedades são definidas pelos seus princípios e ideias filosóficas.

A Filosofia diz respeito a praticamente todo aspecto da vida humana. A Filosofia tem algo a dizer sobre as Ciências, a Arte, a Religião, a Política, a Medicina, etc. O estudo da Filosofia nos ajuda a pensar de forma mais clara e a chegar a conclusões mais confiáveis.

Por meio do estudo da Filosofia, as pessoas questionam seus pontos de vista, suas assunções, seus pensamentos e crenças. Um dos maiores propósitos de considerar ideias antigas e modernas é o de chegar a conclusões confiáveis a respeito do mundo e de nós mesmos.

Já que o maior objetivo da Filosofia é a busca pela verdade, somos obrigados a questionar as nossas ideias mais básicas, nossas crenças fundamentais. Pois nós, seres humanos, frequentemente acreditamos em conceitos e ideias que são inconsistentes, até mesmo contraditórias. Às vezes, nossas crenças nos proporcionam uma medida de conforto e tranquilidade; questioná-las pode, portanto, ser um desafio, algo perturbador.

Estudar Filosofia significa fazer perguntas, mesmo que muitas delas talvez nunca sejam satisfatoriamente respondidas. Algumas das perguntas feitas pela Filosofia são:

  • O que é real?
  • O que é a verdade?
  • O que é conhecimento?
  • O que é bondade?
  • O que é justiça?
  • A mente encontra-se separada do corpo?
  • O ser humano tem livre arbítrio ou nossas ações são predeterminadas por eventos passados e pela nossa composição biológica?
  • Deus existe? Como se define Deus?

Algumas das perguntas feitas pelos filósofos e pelas religiões mais conhecidas são:

  • O que significa viver de forma honrável? (Confúcio)
  • O que é um Estado justo? (Platão)
  • O que significa saber? (Aristóteles)
  • Há significado na existência? (Judaísmo)
  • Há algo além do mundo? (Cristianismo)
  • O mundo é real ou ilusório? (Hinduísmo)
  • O sofrimento pode ser superado? (Budismo)
  • A vida tem significado? (Existencialismo)
  • Os seres humanos têm a liberdade de determinar sua existência e destino? (Sartre)
  • Como podemos ter certeza de qualquer coisa? (Descartes)

O estudo da Filosofia requer a tarefa crítica de lançar perguntas difíceis a respeito de ideias que são presumidamente evidentes e verdadeiras. O propósito de levantar dúvidas não é o de criar céticos e assolar a fé dos seres humanos, e sim, o de assegurar que as nossas crenças sejam baseadas na verdade e que sejam, à medida do possível, sensatas. O objetivo da Filosofia é a busca da verdade e a rejeição do erro e da inverdade. A Filosofia objetiva o desenvolvimento de um retrato confiável e produtivo da realidade.

Muito da história da Filosofia trata de tentativas de desenvolvimento de sistemas de compreensão que podem resistir às difíceis perguntas da filosofia crítica.

A importância de se estudar Filosofia

Os alunos podem questionar a importância do estudo da Filosofia. A resposta é que a maior habilidade intelectual que um ser humano deve ter é a capacidade de pensar de forma clara. Quem pensa claramente geralmente se torna um comunicador mais eficaz. Um bom pensador consegue se expressar de forma mais clara e convincente. Essa é a melhor forma de persuadir os outros. As habilidades adquiridas no estudo da Filosofa são extremamente úteis em profissões e carreiras que envolvem pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas, raciocínio analítico e comunicabilidade.

Há várias formas de estudar Filosofia. Em alguns casos, estudam-se os principais filósofos, suas vidas e ideias. Em outros casos, estudam-se os conceitos – o que os filósofos tinham a dizer sobre a verdade, Deus, o livre arbítrio e inúmeras outras questões.

Sendo que as ideias e obras filosóficas foram influenciadas por fatores históricos e culturais, apresentaremos o estudo dos principais filósofos e de suas ideias, de forma cronológica, explicando como os movimentos filosóficos se originaram e se desenvolveram.

Alguns dos mais antigos filósofos foram: Confúcio, um grande pensador chinês, e Sócrates e Platão, dois dos maiores filósofos gregos. Iniciaremos nosso estudo de Filosofia aprendendo sobre os filósofos gregos. Ao final do curso, estudaremos sobre os filósofos contemporâneos – os grandes pensadores do século XX.

Nosso estudo de Filosofia será uma jornada estimulante. Esperamos que você, aluno, além de aprender muito, venha a adquirir um gosto por esse estudo. Nosso objetivo não é apenas transmitir conhecimentos. Queremos estimulá-lo a pensar com mais profundidade e a questionar conceitos que a maioria das pessoas aceita como sendo inquestionáveis. Essa é a forma como foram formadas as grandes mentes que tanto contribuíram para a humanidade.

Sumário

- Introdução à Filosofia
- A importância de se estudar Filosofia
Assine login