Obrigações do participante do Enem

Publicado em 20 de junho de 2017

Logo Enem

Neste ano, milhões de pessoas prestarão o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.  Para muitos alunos, o exame é de extrema importância, pois poderá determinar seu futuro acadêmico.

O Enem é uma prova que requer muito estudo. Mas além de se preparar para responder às questões da prova e escrever uma redação dissertativa, é necessário que todo participante siga as regras do Exame. Caso contrário, independentemente de quanto o aluno tenha estudo e se preparado para o Enem, arrisca ser eliminado.

Este blog do Educabras.com aborda as obrigações dos participantes do Enem. Tais informações foram tiradas do Edital do Exame. São informações de enorme relevância para todos aqueles que se inscreveram para prestar o Enem.

Obrigações do participante do Enem 2017
O participante do Enem 2017 precisa se certificar que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Exame. É recomendável que leia o Edital para se certificar de todas as regras e informações que constam nele. Tais informações se encontram no aplicativo oficial do Enem e na página do Inep:  http://portal.inep.gov.br/enem .

É necessário que o participante cumpra rigorosamente os procedimentos de inscrição estabelecidos no Edital do Enem. Ele deve manter a guarda do seu número de inscrição e senha, pois tais dados são necessários para que tenha acesso a informações fundamentais, como o acompanhamento da inscrição, a obtenção dos resultados, a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros. Vale ressaltar que a senha de acesso ao sistema é pessoal e intransferível. É de inteira responsabilidade do participante.

Cabe ao participante confirmar, com antecedência, que sua inscrição foi confirmada e o local de provas para o qual foi designado. Essas informações estão disponíveis na Página do Participante.

Nos dias do Exame, o participante deverá comparecer ao local onde são realizadas as provas. O local está indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição. O participante deve chegar até as 12h, de acordo com o horário de Brasília-DF. Se chegar atrasado, não poderá fazer a prova.

Os participantes terão de aguardar na sala de provas, das 13h às 13:30min (horário de Brasília-DF). A partir das 13h, o participante só poderá ir ao banheiro se for acompanhado por um fiscal. Se o participante desrespeitar essa regra, será eliminado do Exame.

O participante não poderá levar consigo lápis, caneta de material não transparente, lapiseira e borracha. Também não poderá ingressar em sala de provas com livros, manuais, anotações ou quaisquer dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, relógios, alarmes, chaves, fones de ouvido, etc.

Não será permitido ingressar em sala de provas com óculos escuros ou qualquer tipo de chapéu.

É proibido ingressar em sala de provas com armas de qualquer espécie. Caso o participante apresente autorização para o porte de armas, terá de realizar a prova em Sala Extra.

Antes de ingressar em sala de provas, o participante terá de guardar, em envelope porta-objetivos fornecido pelo aplicador, telefone celular desligado ou qualquer outro equipamento eletrônico desligado. Caso não respeite essa regra, poderá ser eliminado do Exame.

Início e realização das provas
Observada a autorização do aplicador, o participante deverá iniciar as provas somente após a leitura das instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho.

O participante deverá destacar o Cartão-Resposta do Caderno de Questões e verificar se o seu Caderno de Questões contém a quantidade de questões indicadas no seu Cartão-Resposta. Ele também deve verificar se há qualquer defeito gráfico que impossibilite que consiga responder às questões.

É imprescindível que o participante leia todas as informações registradas no Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, na Lista de Presença e nos demais documentos do Enem.

Caso haja qualquer problema em relação ao seu Caderno de Questões, Cartão-Resposta ou Folha de Redação, o participante deverá reportar exclusivamente ao aplicador da sua sala, para que sejam tomadas as devidas providências.

É necessário que o participante saiba que é absolutamente proibida qualquer tipo de comunicação com qualquer outra pessoa a partir das 13h. Caso não respeite essa regra, o participante poderá ser eliminado do Exame.

Durante a realização das provas, o participante deverá aguardar que o aplicador proceda à coleta de seu dado biométrico.

É imprescindível que o participante transcreva a FRASE apresentada na capa do seu Caderno de Questões no respectivo Cartão-Resposta e que transcreva as respostas das provas objetivas e a redação exclusivamente nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação.

É necessário que o participante utilize caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sob pena de impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta e da Folha de Redação.

Outra regra importante: o participante não pode se ausentar, em definitivo, da sala de provas antes de decorridas duas horas do início dos exames. Caso contrário, poderá ser eliminado. Caso o participante deixe em definitivo a sala de prova nos últimos 30 minutos que antecedem o término do exame, não poderá portar o Cartão-Resposta ou qualquer material de aplicação. Poderá portar apenas o Caderno de Questões.

O participante não poderá, em hipótese alguma, realizar o Exame fora dos espaços físicos, das datas e dos horários definidos pelo Inep.

Vale ressaltar que é necessário que o participante observe e cumpra as determinações do Edital do Enem, do aplicador da sala, das instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho.

Como o Educabras.com pode ajudá-lo a se preparar para o Enem
O Educabras.com é um portal de Educação voltado para o Vestibular e o Enem. As aulas do Educabras.com são ricas e didáticas e foram preparadas visando a ajudar o aluno a se preparar para essas provas.

Além do conteúdo didático, o Educabras.com oferece ferramentas que ajudam o aluno a se preparar para o Enem, como simulados e provas passadas desse exame. O assinante pode fazer quantos simulados quiser. Estes são corrigidos automaticamente e os resultados são gravados. Assim, o aluno pode acompanhar o progresso nos estudos.

Além de todo o conteúdo e recursos que disponibiliza online, o Educabras.com oferece programas personalizados de estudo. Por meio de estudos estatísticos e ferramentas tecnológicas, o Educabras.com revela aos assinantes os assuntos mais exigidos pelo Enem. Assim, eles podem dedicar o tempo de estudos aos tópicos mais testados pelo Exame. O objetivo do Educabras.com é otimizar o desempenho de seus alunos nas provas que prestarem.

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.