O que mais cai na UERJ - Vestibular UERJ

Publicado em 23 de agosto de 2020 Autor:

Este blog é voltado para todas as pessoas interessadas em prestar o vestibular da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A plataforma de estudos Educabras – www.educabras.com – oferece um programa de estudos que prepara alunos para prestar o vestibular da UERJ. Ao assinar o Estudo Personalizado do Educabras, o aluno pode optar por um programa voltado apenas para o vestibular da UERJ ou outro programa que inclua, além desse exame, um ou dois vestibulares. Um deles pode ser o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

No Programa de Estudo Personalizado para a UERJ, o Educabras identifica e revela para o assinante o que mais cai na UERJ, ou seja, os assuntos que provavelmente serão testados no próximo vestibular dessa faculdade. Assim, o aluno poderá dedicar seu tempo de estudo às matérias mais relevantes em vez de passar horas estudando tópicos que a prova raramente ou nunca testa. Em outras palavras, o Programa de Estudo Personalizado do Educabras indica ao assinante o que estudar e como estudar para a UERJ e o prepara para esse exame. O Programa de Estudo Personalizado do Educabras constitui uma solução inovadora de preparo para a prova da UERJ – uma abordagem singularmente eficaz de como passar na UERJ.

O Educabras identificou o que mais cai na UERJ – os tópicos mais frequentemente testados por esse vestibular. Alguns desses assuntos são:

Biologia: Primeira Lei de Mendel (assunto muito testado!); Segunda Lei de Mendel – Transmissão independente (assunto muito testado!); Estrutura Química e o Metabolismo Celular; DNA e RNA; Digestão Humana; Heredograma – Genótipos humanos;

Física: Resistência e Resistividade Elétrica (assunto muito testado!); Eletrização – Eletrostática (assunto muito testado!); Energia Cinética; Princípio de Arquimedes; Calor Específico e Trocas de Calor;

Geografia: Migrações – Movimentos Populacionais; Fontes renováveis de energia; População Brasileira; Cartografia – Projeções cartográficas; Urbanização Brasileira;

História: a Guerra Fria (História Geral); os Estados Unidos Pós-Segunda Guerra (História Geral); República Oligárquica (História do Brasil); Era Vargas – Estado Novo (História do Brasil); Ditadura Militar no Brasil (História do Brasil).

Além de identificar e revelar ao assinante os tópicos testados com mais frequência pela UERJ, o Educabras os classifica por ordem de importância: Muito Importante; Importante; Relevante; ou Conteúdo Complementar. Assim, o Programa de Estudo Personalizado do Educabras identifica e revela não apenas o que e como estudar para a UERJ, mas também o grau de importância de cada um dos assuntos. Muitos alunos buscam saber como passar na UERJ. Uma das respostas a essa pergunta é que não basta estudar muito; é necessário estudar inteligente e eficientemente.

É fundamental ressaltar que o Educabras, evidentemente, não prevê o futuro, mas, por meio de estudos estatísticos e análise dos resultados, consegue identificar os tópicos exigidos com frequência por determinados Vestibulares e pelo Enem. O passado geralmente constitui um bom indicador do futuro: o que um Vestibular costuma testar ano após ano é o que provavelmente testará em outros. De fato, o Programa de Estudo Personalizado do Educabras tem se provado extremamente eficaz em prognosticar os assuntos que são testados com mais frequência no Enem e nos principais Vestibulares do País. Assim, o Educabras visa a oferecer uma solução superior à oferecida pelo típico cursinho pré-vestibular UERJ.

Ao assinar o Programa de Estudo Personalizado do Educabras, o aluno preenche um questionário sobre seu preparo acadêmico e seus objetivos. Por exemplo, se já prestou o Vestibular e/ou o Enem, quanto tempo pretende se dedicar semanalmente aos estudos, matérias que lhe apresentam dificuldades e outras informações. Esses dados são utilizados para montar seu Programa de Estudo Personalizado.

Conteúdo, Ferramentas e Provas da UERJ

Além das aulas que constituem seu programa de Estudo Personalizado, o assinante tem acesso a todas as áreas, matérias e aulas disponíveis para alunos que assinam o Educabras. Assim, ele não fica limitado às aulas que constituem seu programa de Estudo Personalizado e pode se preparar para os exames de outras faculdades.

O Educabras disponibiliza para todos seus assinantes um vasto conteúdo educacional – centenas de aulas em formato texto – voltado para o Vestibular, o Enem e o Ensino Médio. Além disso, praticamente toda aula do Educabras está associada a um acervo de videoaulas recomendadas. É fundamental ressaltar que esses vídeos não foram desenvolvidos pelo Educabras e estão sendo compartilhados pelo fato de serem disponibilizados gratuitamente. (O valor das assinaturas do Educabras não inclui os vídeos disponibilizados. Isto é, não houve acréscimo no valor das assinaturas desde a introdução das videoaulas). Essas videoaulas, disponíveis para os assinantes, foram meticulosamente escolhidas pelos professores e editores de conteúdo do Educabras. Vale ressaltar, porém, que recomendamos que os alunos estudem as aulas em formato texto e respondam às questões da aula. Não basta assistir às videoaulas. O típico curso online pré-vestibular UERJ se limita a disponibilizar videoaulas. Já o Educabras visa a oferecer uma solução completa para os alunos. Contudo, é importante enfatizar que cabe ao aluno ser proativo: estudar as aulas em formato texto, responder às questões associadas a cada uma delas e fazer simulados e provas.

Além de seu vasto conteúdo didático, o Educabras oferece ferramentas de grande utilidade aos assinantes. Uma estratégia muito eficaz a fim de se preparar para uma prova consiste em simulá-la: por exemplo, responder a questões que caíram em exames do vestibular que o aluno pretende prestar. O assinante do Educabras tem acesso online às provas da UERJ aplicadas no passado. São corrigidas automaticamente e armazenadas na assinatura do aluno.

A área de Provas, assim como a de Simulados, oferece várias funcionalidades que auxiliam o aluno em seus estudos. Por exemplo, o assinante pode pausar uma prova e retornar a ela quando desejar. Todas as provas são cronometradas. Assim, o assinante pode fazer uma simulação do dia do exame: o sistema de provas e simulados do Educabras informa quantas e quais questões acertou ou errou, bem como quanto tempo demorou para concluí-la.

Uma importante funcionalidade das Provas de Vestibular, inclusive daquelas da UERJ, é a seguinte: o sistema do Educabras indica as aulas relacionadas às questões que o assinante errou. Assim, o sistema não se limita a corrigir a prova, mas identifica os assuntos que necessitam de estudo ou revisão. Além disso, as provas são armazenadas. Dessa forma, o assinante pode consultá-las e avaliar o progresso alcançado ao longo dos estudos.

O Vestibular UERJ

O Vestibular UERJ é constituído por duas fases: o exame de qualificação e o discursivo. A primeira fase do Vestibular UERJ acontece duas vezes ao ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames. Se o candidato for aprovado, fará a segunda prova de Vestibular no final de seu ano letivo.

Primeira Fase – Vestibular UERJ: Exame de Qualificação

A primeira fase do Vestibular UERJ ocorre em duas ocasiões durante o ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames.

A primeira fase é realizada por meio de uma prova de múltipla escolha, contendo 60 questões e abrange as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas

A prova tem duração máxima de quatro horas.

A aprovação no Exame de Qualificação não implicará a inscrição automática para o Exame Discursivo. É obrigatória nova inscrição do candidato, específica para o Exame Discursivo.

Segunda Fase – Vestibular UERJ: Exame Discursivo

Nesta fase, há escolha de instituição (UERJ, UEZO ou ABM D. Pedro II/CBMERJ) e de curso, bem como opção pelo sistema de cotas, se for o caso.
A segunda fase do Vestibular UERJ é realizada em um único dia. A prova é composta por uma prova de Língua Portuguesa com Redação e duas provas de disciplinas específicas para o curso escolhido pelo candidato.

A pontuação obtida pelo candidato no Exame de Qualificação (Primeira Fase) será acrescida ao seu resultado no Exame Discursivo (Segunda Fase).

O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.