O que estudar para o Vestibular

Publicado em 31 de agosto de 2016

estudando_vestibular_grande

Uma pergunta que praticamente todo vestibulando faz é: “O que estudar para o Vestibular?” Essa dúvida é especialmente pertinente para alunos que já se formaram há algum tempo do colégio ou que não estão em algum Curso Pré-Vestibular. Muitos decidem não fazer um “Cursinho” e, em vez disso, optam por estudar sozinhos ou pela Internet.

Recomendamos, antes de mais nada, ao aluno decidir que vestibulares tem em mente. Muitas faculdades, principalmente as federais, os substituíram pelo Enem. Em alguns casos, este foi adotado como a primeira fase do vestibular ou oferecem parte de suas vagas pelo SiSU e parte por meio de um vestibular. O aluno precisa averiguar se este ainda vigora nas faculdades de sua escolha. Caso o tenham substituído pelo Enem, a pergunta passará a ser: o que devo estudar para esse exame?

Evidentemente, ainda há muitas faculdades que utilizam o vestibular como critério de admissão, mesmo que também deem certa consideração para a nota do Enem. Isso significa que muitos estudantes precisam se preparar para ambas as provas. Em outras palavras, há muito a estudar, principalmente porque a maioria dos vestibulares é diferente do Enem e não basta estudar para apenas um deles.

Com raríssimas exceções, todos os vestibulares testam as matérias que fazem parte do currículo brasileiro: História, Geografia, Português, Matemática, Biologia, Química e Física e na maioria cai também Língua Estrangeira. Muitos dão ao aluno a possibilidade de escolher entre Inglês e Espanhol. Algumas faculdades, principalmente as da Região Sul, oferecem mais opções de Língua Estrangeira, como o Francês, o Alemão e o Italiano. Alguns pedem também matérias como Arte, Sociologia e Filosofia.

O que estudar para o Vestibular? O primeiro passo é o candidato decidir quais deles prestará e quais as matérias exigidas, podendo descobrir, por exemplo, que uma determinada prova não oferece escolha de Língua Estrangeira, exigindo, em vez disso, o Inglês. Nesse caso, é fundamental que o estude. Tal conselho se aplica às outras matérias: é muito importante descobrir se o vestibular que o aluno for prestar inclui questões de Arte, Sociologia e Filosofia.

A maioria dos vestibulares exige que o aluno escreva uma Redação, quase sempre com um tema dissertativo, cuja nota pode influir muito no resultado final. Em algumas faculdades, tirar zero na Redação significa que o vestibulando é eliminado, independentemente de sua pontuação na prova. A menos que os vestibulares que ele pretende prestar não exijam Redação — algo extremamente raro —, é necessário que melhore sua escrita.

Conteúdo essencial para o aluno ter um bom desempenho no Vestibular

Português
 – Redação
A maioria dos exames vestibulares exige que o aluno escreva uma redação dissertativa, sendo imprescindível, portanto, que saiba no que consiste. Ele não pode escrever uma redação narrativa ou descritiva se o que se exige é uma dissertação. Em um texto dissertativo, o candidato precisa defender seu ponto de vista.

– Interpretação de Textos
Um bom leitor costuma ser um bom universitário. Saber ler e compreender textos é fundamental para ter êxito na faculdade.

– Gramática
Não basta o vestibulando decorar algumas regras de Gramática; é necessário saber aplicá-las. A maioria das questões dessa matéria exige que demonstre seu conhecimento prático.

História Geral e do Brasil
Estudar História não significa decorar fatos, principalmente se o aluno se esquecer deles pouco após a prova. Um bom aluno de História consegue relacionar temas históricos entre si e entender o vínculo entre o presente e o passado. É importante também que o candidato conheça datas comemorativas.
O que foi dito a respeito do estudo de Gramática vale também para a matéria de História. Não basta decorar: é necessário também aplicar o conhecimento adquirido.

Geografia Geral e do Brasil
Geografia constitui uma matéria bastante ampla. É necessário estudar assuntos como Cartografia, Vegetação, Hidrografia, Capitalismo e Socialismo, etc., mas é necessário também estudar Atualidades. A leitura frequente de notícias — recomenda-se um bom jornal — é, sem dúvida, uma excelente estratégia para se preparar para o vestibular. Tanto o tema da Redação como diversos assuntos que são testados nos exames tratam de assuntos da atualidade, como o terrorismo, conflitos no mundo e acontecimentos políticos, tanto no Brasil como no exterior.
Os temas testados de Geografia diferem muito entre os vestibulares. Alguns focam em Geografia Física, outros praticamente não testam esse tópico e concentram-se muito mais em Geopolítica. Para isso recomendamos o Estudo Personalizado do EducaBras.com.

Língua Estrangeira
Quase todos os Vestibulares testam Língua Estrangeira. Anos atrás, não havia opção: testava-se Inglês. Hoje, muitos exames permitem que o vestibulando escolha entre dois ou mais idiomas. Em quase todos os casos, o aluno pode optar entre Inglês ou Espanhol.
A maioria das questões de Língua Estrangeira é de Interpretação de Textos, mas há vestibulares que também testam Gramática e Vocabulário.

Matemática
A prova de Matemática varia muito entre um vestibular e outro. Evidentemente, exige-se muito mais de candidatos que visam a estudar Exatas na faculdade.
Independentemente da carreira almejada pelo estudante, espera-se que detenha certos conhecimentos fundamentais da Matemática. Raciocínio Matemático, por exemplo, é um dos assuntos muito testados nos vestibulares. Em muitos casos, as questões envolvem situações do dia a dia. Assim, pede-se que o aluno demonstre seu conhecimento nessa área ao aplicá-lo na resolução de situações do cotidiano.

Biologia
Tanto a variedade como a profundidade de conhecimentos de Biologia exigidos variam muito: uma prova de conhecimentos gerais pode cobrar apenas o essencial de cada assunto, mas as provas específicas, voltadas a alunos que pretendem estudar Biológicas, exigem muito mais.
Há certos temas testados pela maioria dos vestibulares. São eles Ecologia, Genética, doenças em geral e Fotossíntese.

Química
Preparar-se para a prova de Química do Vestibular não se limita a decorar fórmulas e conceitos. Quem o fizer provavelmente terá um mau desempenho na prova, pois é necessário saber aplicá-los.
A prova de Química de muitos vestibulares é difícil e isso significa que o aluno precisar dedicar tempo ao estudo dessa matéria. Química não é um tópico que se aprende fácil ou rapidamente. Recomendamos que os candidatos estudem os conceitos e tentem responder a muitas questões.

Física
O que foi explicado acima sobre Matemática e Química aplica-se também à Física: não basta o aluno decorar fórmulas; é necessário saber aplicá-las. Ter um bom conhecimento de Física significa aplicar fórmulas e conhecer os fenômenos.
As questões de Física de muitos vestibulares envolvem situações do cotidiano. Espera-se que mesmo um estudante que não pretende cursar Exatas na faculdade conheça conceitos básicos dessa matéria, que são relevantes para seu dia a dia.

Estudo Personalizado
O Vestibular costuma ser um exame difícil porque exige muito do candidato. Este precisa saber tudo de tudo para ter um ótimo desempenho no Vestibular e conseguir vaga na faculdade de seus sonhos. É tal o volume para estudar que muitos nem sabem por onde começar. O mais frustrante é o aluno estudar com tamanho afinco e dedicação e a prova testar conceitos que ele não estudou. A forma ideal de se preparar para o Vestibular é saber que assuntos serão testados. Por exemplo, a prova de História enfatizará a Antiguidade ou a Modernidade?
O problema do aluno é saber o que estudar para o Vestibular. O Educabras.com oferece uma solução: um Programa de Estudo Personalizado. Por meio de estudos estatísticos, o Educabras.com identifica para o aluno, dependendo dos exames vestibulares escolhidos, os assuntos em que deve se concentrar mais. Isso ajuda o vestibulando a estudar de forma inteligente: poderá dedicar seu tempo a se ater aos assuntos que costumam ser mais frequentemente cobrados nos vestibulares que tem intenções de fazer.
A tecnologia do Estudo Personalizado foi desenvolvida por meio de pesquisas e ferramentas tecnológicas. O objetivo do Educabras.com consiste em ajudar o aluno a otimizar os estudos para que tenha um ótimo desempenho no Vestibular. Evidentemente, isso depende do próprio vestibulando — de sua dedicação e disciplina. O que o Educabras.com faz é fornecer o conteúdo, ferramentas e um excelente preparo, por meio do Estudo Personalizado e de outros recursos, para que o aluno se sobressaia nas provas que vai prestar e assim realize seus objetivos acadêmicos e profissionais.

O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/educabras/public_html/blog/wp-content/themes/educabras/functions.php on line 1116