https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Mudanças no Enem deste ano

Publicado em 30 de maio de 2017 Autor:

Logo Enem

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação que visa a medir o domínio de competências e habilidades dos alunos após concluírem o Ensino Médio. A prova, que se tornou o maior exame vestibular do Brasil, é o único meio de se obter uma vaga em algumas das principais faculdades do país. Muitas delas substituíram seu exame vestibular pelo Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é também um veículo para o aluno que deseja usufruir de alguns programas do governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Ciência sem Fronteiras. É importante ressaltar que apenas pessoas que prestaram o Enem podem se candidatar ao Prouni. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos alunos que fizeram o exame. Os que obtêm as melhores notas têm mais chances de obter a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição. Além da nota no Enem, há pré-requisitos para se candidatar a uma bolsa do Prouni: renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o aluno ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter estudado em escola privada com bolsa integral.

O Enem existe desde 1998. Inicialmente, o exame visava a medir a qualidade do ensino no Brasil. Constituía uma prova com relativamente poucas questões, que testava compreensão de textos, raciocínio matemático e conhecimentos gerais. A grande maioria do exame era composta por questões de Português e Matemática. A partir de 2009, o Enem mudou significativamente: tornou-se uma prova com mais questões e passou a testar todas as matérias ensinadas no Ensino Médio brasileiro. Hoje, o Enem inclui questões de matérias como Filosofia, Sociologia e Artes. Além disso, o exame ganhou a importante função de selecionar estudantes para os cursos superiores de faculdades e universidades federais. Com a nota do Enem, o aluno pode se inscrever no Sisu – sistema criado pelo governo para selecionar alunos para as instituições públicas de Ensino Superior.

Outro caminho para entrar na faculdade por meio do Enem é o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Esse programa governamental concede bolsas como forma de empréstimo aos alunos que não têm condições de pagar as mensalidades da graduação. Ao completar o curso superior, o estudante paga a dívida ao governo, mas com juros mais baixos.

Enem 2017: o que muda em relação aos anos anteriores

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) as novas regras do Enem 2017. Em entrevista coletiva ocorrida no mês de março deste ano, o MEC informou que as provas do Enem 2017 passariam por mudanças.

A mudança mais impactante é que o Enem não mais será aplicado no sábado. Em vez disso, ocorrerá em dois domingos consecutivos. Neste ano, as provas ocorrerão em 5 e 12 de novembro.

Outra mudança significativa é que a partir deste ano, não haverá mais certificação do Ensino Médio por meio da nota do Enem. Até o ano passado, estudantes com mais de 18 anos de idade que não haviam concluído o Ensino Médio podiam se inscrever no Enem para tentar obter o diploma de conclusão do ciclo básico de ensino. De agora em diante, a pontuação no Enem não mais valerá para se obter a certificação do Ensino Médio. Os candidatos que pretendiam participar do exame visando a obter a certificação de Ensino Médio devem se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Objetivando reduzir gastos na operação do Enem, o MEC decidiu divulgar apenas o resultado individual do Enem 2017. Não mais haverá publicações de notas por escolas. O presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – informou que o Enem não mais será elaborado com o objetivo de medir a qualidade de ensino das escolas do Brasil. A partir de 2017, a aferição da condição do Ensino Médio será realizada pelo SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

O período de inscrição no Enem 2017 ocorrerá entre os dias 8 e 19 de maio. A inscrição pode ser feita exclusivamente pela Internet, por meio do site oficial: http://enem.inep.gov.br.

A partir do dia 19 de janeiro de 2018, todos os candidatos que participarem do Enem poderão ter acesso às notas.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.