trik slot server luartrik maxwin power of thor megawayscara tembus 20 parlay bolartp mahjong ways naga hitamslot onlinebocoran terbaru rtp slotpola gacor wild bounty showdownpola gacor twilight princessscatter hitam mahjong waysslot habaneroasiaklub
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Mudanças no Enem deste ano

Publicado em 30 de maio de 2017 Autor:

Logo Enem

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação que visa a medir o domínio de competências e habilidades dos alunos após concluírem o Ensino Médio. A prova, que se tornou o maior exame vestibular do Brasil, é o único meio de se obter uma vaga em algumas das principais faculdades do país. Muitas delas substituíram seu exame vestibular pelo Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é também um veículo para o aluno que deseja usufruir de alguns programas do governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Ciência sem Fronteiras. É importante ressaltar que apenas pessoas que prestaram o Enem podem se candidatar ao Prouni. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos alunos que fizeram o exame. Os que obtêm as melhores notas têm mais chances de obter a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição. Além da nota no Enem, há pré-requisitos para se candidatar a uma bolsa do Prouni: renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o aluno ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter estudado em escola privada com bolsa integral.

O Enem existe desde 1998. Inicialmente, o exame visava a medir a qualidade do ensino no Brasil. Constituía uma prova com relativamente poucas questões, que testava compreensão de textos, raciocínio matemático e conhecimentos gerais. A grande maioria do exame era composta por questões de Português e Matemática. A partir de 2009, o Enem mudou significativamente: tornou-se uma prova com mais questões e passou a testar todas as matérias ensinadas no Ensino Médio brasileiro. Hoje, o Enem inclui questões de matérias como Filosofia, Sociologia e Artes. Além disso, o exame ganhou a importante função de selecionar estudantes para os cursos superiores de faculdades e universidades federais. Com a nota do Enem, o aluno pode se inscrever no Sisu – sistema criado pelo governo para selecionar alunos para as instituições públicas de Ensino Superior.

Outro caminho para entrar na faculdade por meio do Enem é o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Esse programa governamental concede bolsas como forma de empréstimo aos alunos que não têm condições de pagar as mensalidades da graduação. Ao completar o curso superior, o estudante paga a dívida ao governo, mas com juros mais baixos.

Enem 2017: o que muda em relação aos anos anteriores

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) as novas regras do Enem 2017. Em entrevista coletiva ocorrida no mês de março deste ano, o MEC informou que as provas do Enem 2017 passariam por mudanças.

A mudança mais impactante é que o Enem não mais será aplicado no sábado. Em vez disso, ocorrerá em dois domingos consecutivos. Neste ano, as provas ocorrerão em 5 e 12 de novembro.

Outra mudança significativa é que a partir deste ano, não haverá mais certificação do Ensino Médio por meio da nota do Enem. Até o ano passado, estudantes com mais de 18 anos de idade que não haviam concluído o Ensino Médio podiam se inscrever no Enem para tentar obter o diploma de conclusão do ciclo básico de ensino. De agora em diante, a pontuação no Enem não mais valerá para se obter a certificação do Ensino Médio. Os candidatos que pretendiam participar do exame visando a obter a certificação de Ensino Médio devem se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Objetivando reduzir gastos na operação do Enem, o MEC decidiu divulgar apenas o resultado individual do Enem 2017. Não mais haverá publicações de notas por escolas. O presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – informou que o Enem não mais será elaborado com o objetivo de medir a qualidade de ensino das escolas do Brasil. A partir de 2017, a aferição da condição do Ensino Médio será realizada pelo SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

O período de inscrição no Enem 2017 ocorrerá entre os dias 8 e 19 de maio. A inscrição pode ser feita exclusivamente pela Internet, por meio do site oficial: http://enem.inep.gov.br.

A partir do dia 19 de janeiro de 2018, todos os candidatos que participarem do Enem poderão ter acesso às notas.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.

trik slot server luartrik maxwin power of thor megawayscara tembus 20 parlay bolartp mahjong ways naga hitamslot onlinebocoran terbaru rtp slotpola gacor wild bounty showdownpola gacor twilight princessscatter hitam mahjong waysslot habaneroasiaklubasiaklub
modus rujak bonanza bocoran aktual rtp slot bocoran perdana slot olympus ekspektasi slot mahjong rtp live pragmatic slot candy bonanza