como estudar para prova de matematica

Publicado em 18 de julho de 2016

prova-matematica-grande

Estudar Matemática é um processo em que se acumulam conhecimentos. A fim de assimilar conceitos avançados dessa matéria, é necessário dominar os fundamentais. Portanto, é extremamente importante prestar atenção à aula. Se você ficou com alguma dúvida, tire-a com o professor. Caso contrário, é possível que tenha dificuldades em compreender conceitos mais complexos.

A melhor forma de aprender Matemática é por meio de exercícios. Ao se preparar para uma prova, não basta estudar apenas os conceitos; é também necessário responder a um grande número de exercícios. Quanto mais prática você tiver, mais fácil será resolver os problemas da prova.

É fundamental saber que fórmulas utilizar para responder a uma questão de Matemática. Caso contrário, torna-se muito difícil responder a ela corretamente. Recomendamos, portanto, que você anote as principais fórmulas, decore-as e aprenda-as quando e como aplicá-las.

Quando estiver fazendo exercícios para estudar, resista à tentação de olhar a resposta. Esforce-se ao máximo para resolver. Após isso, verifique se suas soluções estão corretas.

Durante a prova

Quando receber a prova, anote nela as principais fórmulas. Assim, poderá consultá-las e correrá menos risco de esquecê-las durante o exame.

Leia as instruções atentamente! Não inicie a prova antes disso. Também não se esqueça de ler toda a questão e de responder ao que ela exige. Muitos alunos cometem erros em exames de Matemática porque, devido à impaciência, não leram as perguntas com atenção.

Antes de solucionar o problema, leia-o com muita calma e raciocine antes de começar a resolvê-lo. Se você apenas “bater o olho” nele, é possível que compreenda mal o que exige. Consequentemente, a probabilidade de errá-lo será muito maior.

Organize seu tempo

Recomendamos que dê prioridade às questões mais fáceis da prova. Depois de responder a estas, passe para as mais difíceis, das quais é essencial acertar o maior número possível.

Muitos alunos ficam presos aos problemas difíceis e não conseguem terminar o exame a tempo. Assim, há também o risco de não responderem corretamente aos difíceis. Não cometa esse erro! Dê prioridade às questões fáceis e de rápida resolução. Depois disso, se sobrar tempo, tente responder aos difíceis com tranquilidade.

Se não conseguir responder a um deles, passe para outro. Pode ser que à medida que você for fazendo a prova, seu cérebro “acelere” e consiga resolver tudo aquilo que minutos atrás aparentava ser impossível.

Ao realizar os cálculos, tome muito cuidado com as unidades de medida. Por exemplo, se o problema exigir o comprimento de algo em milímetros, faça a conversão adequada: não dê a resposta em centímetros.

É importante lembrar que alguns tópicos de Matemática requerem várias etapas para chegar à resposta. Se você pular alguns deles, provavelmente o errará . Esse tipo de questão testa sua capacidade de identificar que informações são necessárias para resolvê-la.

Após terminar de responder a todo o exame, verifique seu trabalho. Não deixe nada em branco. Faça bom uso do tempo remanescente de prova. É imprescindível verificar que não haja nenhum erro de cálculo. O descuido e a pressa levam a tais erros. Não basta saber responder a uma questão e demonstrar isso na prova. É necessário também que a solução seja a correta.

O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/educabras/public_html/blog/wp-content/themes/educabras/functions.php on line 1116