https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

As qualidades de um bom professor

Publicado em 22 de julho de 2016 Autor:

grande-professorEnsinar constitui uma profissão complexa e de extrema importância. Estudos demonstram que o fator de maior impacto na qualidade de educação de um jovem é a qualidade de seus professores.

Todo professor excelente, independentemente da matéria que ensina ou da idade de seus alunos, demonstra respeito e interesse por eles. Um ótimo professor se interessa mais pelos alunos do que pela própria matéria. Ele os incentiva e é atencioso e tolerante.

Demonstre aos alunos que você se importa com eles

Ótimos professores cultivam um forte relacionamento com os estudantes. Demonstram empatia por eles e tentam enxergar o mundo por seus olhos. Grandes professores estão cientes que os alunos têm dias bons e ruins e que, consequentemente, nem sempre terão um bom desempenho na prova ou em sala de aula.

Grandes professores mostram-se sensíveis à cultura e religião dos alunos. Respeitam a diversidade de costumes, tradições e crenças. Nunca zombam daqueles a quem ensinam. Muito pelo contrário: valorizam as mais diversas opiniões, ideias e crenças. Assim, os alunos não hesitam em se expressar em aula, pois sabem que suas ideias e pontos de vista serão respeitados.

Os estudantes precisam saber que nunca serão humilhados ou ridicularizados pelo professor. Este também nunca deve intimidá-los ou demonstrar favoritismo em relação a um ou outro aluno.

Ótimos professores nutrem grandes expectativas em relação aos estudantes. Esperam que todos se saiam bem em sala de aula. Por outro lado, jamais ignoram aqueles que não têm bom desempenho acadêmico.

Incentive os alunos

Estudos revelam que cerca de 90% de atos positivos dos alunos em sala de aula não são reconhecidos pelo professor — fato lamentável, pois é fundamental que este reconheça e elogie seu bom comportamento e desempenho.

Os grandes professores estão cientes de que a crítica impacta de forma prejudicial a capacidade de aprendizagem. Incentivar é indiscutivelmente mais eficaz que criticar. Os melhores professores são aqueles que elogiam seus alunos em vez de repreendê-los.

Ótimos professores oferecem muitas oportunidades para que os estudantes melhorem seu desempenho acadêmico. Permanecem atentos às necessidades dos alunos e fornecem conteúdo e ferramentas para que estes se saiam bem nos estudos. Um excelente professor monitora constantemente o progresso da classe e faz mudanças e ajustes necessários para maximizá-lo.

Seja um professor bem preparado e organizado

Excelentes professores estão sempre muito bem preparados e são extremamente organizados. Chegam cedo à sala de aula e estão sempre prontos para ensinar.

Apresentam o conteúdo de forma clara, didática e bem fundamentada. As aulas são preparadas de forma a minimizar quaisquer distrações.

Os melhores professores são atenciosos, acessíveis e entusiasmados.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.