https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

As matérias que mais caem no Enem

Publicado em 17 de agosto de 2016 Autor:

enem-logo-grande

As matérias que mais caem no Enem são Português e Matemática, mas nele também se testam História, Geografia, Biologia, Física, Química, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Arte, Sociologia e Filosofia.

É importante ressaltar que a prova do Enem mudou muito nos últimos anos, tendo o primeiro ocorrido em 1998. À época, consistia em uma prova muito diferente do que é hoje. À medida que foi se tornando mais relevante, seu formato mudou muito. Inicialmente, testava a habilidade do aluno de ler textos, mapas e gráficos e conseguir interpretá-los. Avaliavam-se também Raciocínio Matemático e Conhecimentos Gerais. Hoje, se assemelha a uma prova de vestibular. Continua a dar bastante importância a assuntos como Interpretação de Textos e Raciocínio Matemático, mas também testa conceitos específicos de outras matérias. Sua mudança de formato foi inevitável, pois muitas faculdades no Brasil, principalmente as federais, substituíram o vestibular pelo Enem. Assim, este se tornou o maior vestibular do país, ao qual milhões de alunos se submetem, sendo seu desempenho na prova determinante para a entrada em uma faculdade.

Pergunta-se: como deve o aluno se preparar para o Enem? Em primeiro lugar, é necessário enfatizar que o exame testa certas habilidades adquiridas ao longo dos anos. Algumas questões versam sobre Conhecimentos Gerais. A única forma de se preparar para esse tipo de questão é adquiri-los ao máximo, porque quanto mais conhecimentos o aluno detiver, maior será a probabilidade de conseguir solucionar tais perguntas.

É importante também que ele esteja a par de eventos contemporâneos — tanto nacionais como internacionais — pois o Enem frequentemente faz perguntas sobre Atualidades. O melhor modo de obter conhecimentos nessa área é ler o jornal. Se possível, o aluno deve fazê-lo diariamente. Além de inteirar-se sobre eventos de importância para o Brasil e para o restante do mundo, o hábito de ler o jornal diariamente constitui uma ótima forma de o estudante melhorar sua habilidade de interpretar textos, fundamental para a prova do Enem. Muitas das questões desse exame exigem a leitura de um texto. Se o aluno não o entender, terá muita dificuldade em responder às questões pertinentes corretamente. Portanto, esse hábito de leitura diária —  e recomenda-se um jornal de excelente qualidade —  é uma estratégia simples, mas extremamente eficaz e inteligente para melhorar o desempenho no Enem.

Cabe fazer a seguinte distinção entre o Enem e o Vestibular: as matérias que mais caem no Enem não são necessariamente testadas em todos os exames vestibulares. Por exemplo, o Enem inclui um certo número de questões sobre Arte, Sociologia e Filosofia. Há alguns vestibulares que não testam tais matérias.

É importante que o aluno saiba que o tipo de questão testada pelo Enem é muito abrangente. Exemplificando: Arte pode incluir questões sobre Dança, Pintura, Cerâmica e até Esportes. A maioria dos Vestibulares não costuma fazer isso. No Enem, diferentemente do Vestibular, “vale tudo”, já tendo incluído até uma pergunta sobre  voleibol. Trata-se de um tipo de questão inesperada. Quem já praticou esse esporte, ou pelo menos está familiarizado com suas regras, provavelmente acertou a questão. No entanto, quem não sabe nada a respeito desse esporte, provavelmente errou a resposta. Parece injusto: o aluno pode ser um verdadeiro gênio, mas não ter a menor ideia sobre um esporte como o esse. Mas assim é o Enem. Para fazer uma boa prova, é de grande valia ser uma pessoa informada sobre uma vasta gama de informações, inclusive sobre o cotidiano.

Quem pretende prestar o Enem precisa estar ciente que o exame passou a exigir Língua Estrangeira. Hoje, há duas opções: Inglês e Espanhol. A prova testa a habilidade de o aluno ler um texto em Inglês (ou em Espanhol, se preferir) e de responder a questões. Recomendamos que ele faça simulados do teste para obter um diagnóstico e decidir sua preferência de Língua Estrangeira no exame.

Em relação às matérias tradicionais, o Enem passou a testar conhecimentos específicos. Isso significa que praticamente qualquer assunto pode cair no teste. Portanto, é necessário estar bem preparado em todas as matérias. Isso não significa que o exame exija conhecimento de todas as matérias em profundidade, mas testa o conjunto de conhecimentos do estudante.

Isso, porém, apesenta um problema: como é possível o aluno estudar tudo, principalmente se não é recém-formado? Há duas soluções para esse desafio. A primeira é que deve revisar toda a matéria. Para isso, o Educabras.com (www.educabras.com) disponibiliza aulas para o Enem que são mais resumidas que as de Ensino Médio e de Vestibular. As aulas voltadas para o Enem abordam apenas os assuntos principais. Não se trata de resumos, mas sim, de aulas, sendo a maioria objetiva e condensada. Assim, todo o conteúdo de Ensino Médio pode ser estudado sem aulas longas, que trazem muitos detalhes — a maioria irrelevante para a prova de Enem.

A segunda solução consiste em diagnosticar os assuntos que o Enem costuma exigir, ano após ano. O Educabras.com disponibiliza essa informação para seus assinantes.

O portal também lhes oferece um programa de estudos que indica os assuntos mais testados pelo Enem. Foi elaborado por meio de ferramentas tecnológicas e estudos estatísticos. Isso, no entanto, não significa que o Educabras.com consegue prever todos os assuntos que serão testados futuramente. Por outro lado, analisar provas passadas é uma forma inteligente de fazer prognósticos. De fato, ano após ano, muitos dos mesmos assuntos são testados pelo Enem e por diversos exames vestibulares.

Recomendamos ao aluno que se prepara para o Enem assinar o Educabras.com e fazer o programa de estudos indicado. Mas vale repetir: trata-se de uma prova que não hesita em testar conceitos aleatórios. Não há como prever todos os assuntos que nele cairão. Não obstante, é possível preparar os alunos para que tenham um ótimo desempenho na prova. Vale ressaltar que a maioria deles não precisa gabaritar o Enem para entrar na faculdade de sua escolha. Basta fazer um bom exame. O Educabras.com pode ajudá-los nisso.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.