Oceania
- Home
- Oceania
Oceania
A Oceania é uma região geográfica composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico. O termo Oceania é utilizado para designar um continente que compreende a Austrália e as ilhas do Pacífico adjacentes. A Oceania é o menor continente em área e em população, excluindo, evidentemente, a Antártica.
Os maiores e principais países da Oceania são a Austrália, a Nova Zelândia e a Papua-Nova Guiné.
O maior país do continente é a Austrália, considerada uma ilha-continente, pois está situado entre dois oceanos, o Pacífico e o Índico. A Austrália continental tem 7.682.300 km2 de extensão territorial, representando mais de 90% da área do continente.
A Nova Zelândia (New Zealand) é um arquipélago no qual se destacam duas grandes ilhas, a do Norte a e do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook.
A Papua-Nova Guiné ocupa a metade oriental da ilha da Nova Guiné e uma série de ilhas e arquipélagos, a leste e a nordeste, mas sempre na Melanésia.
As milhares de ilhas da Oceania, de origem vulcânica ou coralígena, são divididas em:
- Melanésia (ilhas dos negros): região localizada no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália. Inclui os territórios das ilhas Moluscas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji.
- Micronésia (ilhas pequenas): região do Oceano Pacífico ocidental, localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sudeste e leste. É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios: Ilhas Marianas: (Ilhas Marianas do Norte e o Território de Guam), Ilhas Carolinas (Estados Federados da Micronésia e a República de Palau), Ilhas Marshall, República de Nauru e República de Kiribati.
- Polinésia (muitas ilhas): conjunto de ilhas no Oceano Pacífico. Cobre uma enorme superfície oceânica. A maioria das ilhas pertencem aos Estados Unidos, à Nova Zelândia, à França e ao Chile.
Austrália
Nome Oficial: Austrália
Governo: Monarquia parlamentarista.
Área: 7.682.300 km2
População: 22.262.500 (2013)
Moeda: dólar australiano
Língua: inglês
Capital: Camberra.
Governo
Chefe de Estado: Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha, representada pelo Governador-geral.
Chefe de governo: Primeiro-ministro
Condição especial
Membro da Comunidade Britânica.
Divisão administrativa
6 estados, 3 territórios continentais e vários territórios insulares.
Situação Geográfica
Sudoeste da Oceania.
Limites
Estreito de Torres (N); mares do Timor (NO), de Coral (NE) e da Tasmânia (SE); Oceano Índico (S e O).
Histórico
A Austrália foi primeiramente colonizada pela Grã-Bretanha em 1788. Em contraste com os Estados Unidos e o Canadá, a Austrália não estava aberta a colonizadores comuns. A região servia como uma colônia-prisão, onde os criminosos britânicos eram enviados para cumprirem suas sentenças. Após serem libertados, eles poderiam comprar terras e estabelecerem-se como homens e mulheres livres. Alguns deles escapavam, fugindo para a ilha de Nova Zelândia, localizada a sudeste da Austrália.
Com o passar do tempo, os ex-criminosos, tanto na Austrália como na Nova Zelândia, foram acompanhados por outros colonizadores britânicos que vieram por vontade própria. Os imigrantes eram atraídos pela oferta de livre posse de terras, e, em 1851 e 1892, pela corrida do ouro. A população aumentou tremendamente à medida que os estabelecimentos se multiplicavam e tornaram-se colônias separadas. Em meados do século, os colonos livres tiveram sucesso ao pressionar os britânicos para não mais enviarem criminosos à Austrália.
Os povos da Austrália e Nova Zelândia queriam ter seu próprio governo enquanto permanecendo sob o Império Britânico. Durante a década de 1850, as colônias da Austrália e Nova Zelândia conquistaram seu autogoverno e estabeleceram o parlamentarismo. Em 1901, as colônias australianas foram unificadas sob uma constituição federal chamada de Comunidade da Austrália. Durante o começo do século XX, tanto a Austrália como a Nova Zelândia tornaram-se domínios britânicos.
Em 1893, a Nova Zelândia tornou-se a primeira nação no mundo a conceder direitos totais de voto à mulher. |
Os dois países também adotaram políticas de bem-estar social antes de qualquer outra nação de língua inglesa, incluindo seguros aos mais velhos, leis de compensação aos trabalhadores e leis que apoiavam os sindicatos.
População
Em todo o território australiano vivem 22,3 milhões de habitantes, concentrados no litoral e nas regiões úmidas, o que cria um vazio demográfico quase absoluto no interior.
A população urbana é elevada - 89% (2010) dos australianos vivem em cidades. A população é bastante concentrada em áreas restritas, como no litoral oriental (especialmente no litoral sudeste) e nas regiões de Perth e Adelaide.
Composição étnica
Os anglo-saxônicos correspondem a 90% da população. Os outros 10% são minorias europeias, asiáticas e aborígines.
Aspectos físicos
Relevo
O relevo da Austrália é composto de altitudes modestas. Na porção oriental, ergue-se a Cordilheira Australiana (ou Grande Cordilheira Divisória), constituída por terrenos paleozoicos e mesozoicos, que sofreram um soerguimento na era Terciária e cujo ponto culminante, o Pico Townsend, tem 2.211 m de altitude.
No centro leste, encontra-se uma vasta planície sedimentar, drenada por alguns rios, dos quais se destacam o Murray e o Darling, procedentes da Cordilheira Australiana.
A porção centro-ocidental é ocupada por um grande planalto antigo, fortemente peneplanizado.
A rede hidrográfica australiana é pouco expressiva e apresenta muitos rios temporários, refletindo a baixa pluviosidade do país.
- região de grandes planaltos e vastas bacias de fundo plano; cordilheira australiana (litoral E); Planície de Perth (litoral SO);
- planalto de Kimberly (litoral NO); escudo australiano (interior ocidental) formando 3 desertos (o Grande Deserto de Areia, NO; o Deserto Gibson, O; o Grande Deserto de Vitória, SO);
- 3 bacias hidrográficas:
- Carpentária, NE;
- Artesiana, E;
- Murray-Darling, SE (interior oriental).
- ponto mais elevado: monte Kosciuszko (2.228 m).
Clima
A posição geográfica (o país é cortado pelo Trópico de Capricórnio) e a continentalidade (o país é um bloco continental maciço) imprimem à Austrália um clima marcado por altas temperaturas e chuvas escassas.
Quente e seco, grande parte do continente australiano (66%) apresenta índices pluviométricos inferiores a 500 mm. A média do país é uma das mais baixas do mundo; o subsolo, no entanto, tem a maior reserva mundial de água subterrânea, que é explorada por mais de 300.000 poços artesianos.
- árido (maior parte); subtropical (SE); tropical com chuvas de verão (N e NO); mediterrâneo (S).
Tipos de climas de paisagens vegetais
- clima tropical úmido:
No extremo norte e nas encostas montanhosas orientais, onde ocorrem florestas tropicais.
- clima tropical típico
Mais para o interior, com a ocorrência de savanas.
- clima semiárido e desértico
No planalto ocidental, com estepes e vegetação desértica
- clima subtropical
Na porção sul-oriental, com florestas subtropicais.
- clima mediterrâneo
Rios principais
- Murray, Darling, Murrumbidgee, Clarence.
Cidades principais
- Sydney, Melbourne, Perth, Brisbane, Adelaide.
Economia
13o economia do mundo (2012).
Além dos altos salários, o país propicia aos seus cidadãos um altíssimo padrão de vida.
A Austrália fez uso de seus recursos naturais para desenvolver rapidamente indústrias agrícolas e manufatureiras e contribuir para o esforço de guerra britânico durante as duas Guerras Mundiais. Nas últimas décadas, a Austrália se transformou numa economia de mercado internacional, competitiva e avançada.
A abundância e a diversidade de recursos naturais na Austrália atraem um grande volume de investimentos estrangeiros. Na Austrália, há grandes reservas de carvão, minério de ferro, ouro, prata, cobre, gás natural, urânio e fontes de energia renováveis.
Há na Austrália um grande setor de serviços. O país é também um importante exportador de recursos naturais, energia e alimentos.
Agricultura
A escassez de chuvas dificulta essa atividade em vastos espaços do país, mas as regiões mais favorecidas apresentam grande produção agropastoril. A mão de obra reduzida empregada no setor denota forte mecanização e modernas técnicas de irrigação. São usadas espécies vegetais selecionadas e adaptadas às condições naturais do país.
- Agricultura: trigo, frutas, açúcar, algodão.
- Pecuária: ovinos, aves, bovinos.
- Pesca.
Recursos Minerais
Minerais: carvão, minério de ferro, ouro, prata, petróleo e gás natural, bauxita, zinco, cobre, titânio, níquel, estanho, chumbo, zircônio, diamante.
O carvão é extraído de todo território do país. A Austrália é o maior exportador de carvão. Tem 75% de sua produção destinada à exportação, principalmente para o Leste Asiático. Internamente, constitui a principal fonte de energia (85%).
As principais reservas de petróleo estão no Estreito de Bass, que separa a Austrália da Tasmânia. Atualmente, o país produz 60% do que consome.
Indústria
A Austrália apresenta um importante parque siderúrgico e uma industrialização bastante diversificada, destacando-se automóveis, aviões, locomotivas, produtos químicos, materiais de construção, têxtil, vestuário, madeira, papel etc.
Parceiros comerciais
Seus principais parceiros comerciais são: EUA, China, Japão, Nova Zelândia e União Europeia.
Embora isolado pela grande distância que o separa dos outros continentes, a posição estratégica do país favorece seu domínio sobre o Pacífico sul. Nessa condição, faz parte da Anzus (Australia, New Zealand, United States: Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos da América), organização militar formada em 1951, sob a influência dos Estados Unidos, dentro do clima da Guerra Fria. Nos últimos anos, porém, a hegemonia norte-americana sobre a área vem sendo substituída pelo crescente comércio com a China, o Japão e outros países do leste asiático. A China tem feito pesados investimentos na Austrália.
NOVA ZELÂNDIA
Nome Oficial: Nova Zelândia
Governo: Monarquia Constitucional
Área: 268.021 km2
População: 4.365.000 (ano 2013)
Moeda: dólar da Nova Zelândia
Língua: inglês e maori
Capital: Wellington
Quadro Natural
Arquipélago situado a sudeste da Austrália, cujas principais ilhas, a do Norte e a do Sul, estão separadas pelo estreito de Cook. Seu relevo é montanhoso, de origem vulcânica, seu clima é temperado oceânico e sua vegetação original, as coníferas, foi em grande parte devastada pela agropecuária.
Quadro Humano
Sua população é formada por europeus (71,2%), pelos nativos maoris (14,1%) e por minorias chinesas e indianas. 86,2% da população da Nova Zelândia é urbana e os dados socioculturais denotam um alto nível socioeconômico.
Quadro Econômico
Nas últimas décadas, o governo da Nova Zelândia transformou o país. A economia da Nova Zelândia, que era baseada primariamente na agricultura, se tornou uma das economias mais abertas do mundo. A Nova Zelândia defende o livre mercado e um acordo de livre comércio permite que as empresas estabelecidas no país tenha acesso isento de tarifas ao mercado da Austrália e vice-versa.
A agricultura é a principal fonte de exportação do país. A pecuária é a principal atividade e grande parte de suas exportações são de carnes, lãs e laticínios. A agricultura ocupa pequeno espaço territorial, mas revela alto grau de mecanização.
Seus principais parceiros comerciais são: Austrália, Estados Unidos, Japão, China e União Europeia.
Sumário
- Austrália- Aspectos físicos
- Economia
- Agricultura
- Recursos Minerais
- Indústria
- Nova Zelândia
Áreas exclusivas para assinantes